17º Encontro PDIC Brasil

Este ano, mais uma vez a PDIC Brasil realizou um encontro dos profissionais do mercado de mergulho brasileiro.

PDIC17-2   O evento foi realizado no Portogalo Hotel, em Angra dos Reis-RJ, durante três dias.

O evento contou com algumas palestras sobre equipamentos de mergulho e novidades no programa de treinamento da PDIC Brasil, onde o grande destaque, foi o curso de mergulho por conferência via Internet.

PDIC17-1Os cursos foram realizados via Skype, hoje, a maior ferramenta de teleconferência gratuita. A PDIC certificou três alunos neste processo, onde um deles, é residente na Suíça.

Os alunos se comunicam com o instrutor de mergulho, que passa todas as instruções com áudio e vídeo do Skype ao aluno. A diferença para deste processo para um curso normal, é que o aluno não precisa estar presente na sala de aula, sendo uma excelente opção para aqueles que não tem tempo durante a semana para frequentar as aulas nas escolas de mergulho.

PDIC17-4Durante o evento, a equipe da PDIC Brasil conectou um computador à Internet e logo após, a um dos alunos formados por este processo, para demonstrar as facilidades que este novo processo pode trazer.

Um mergulhador da Suíça, por exemplo, desejava mergulhar no Brasil durante sua rápida passagem pelo país, mas não teria tempo suficiente para realizar o curso básico. Através da teleconferência, foi possível assistir as aulas como se estivesse na sala de aula com o instrutor, bastando posteriormente, realizar as aulas práticas no Brasil, após a sua chegada.

Equipamentos também foram apresentados

Além das palestras e novidades, havia também uma exposição com os lançamentos de equipamentos de mergulho das marcas Aqualung, Dive Rite, Full Tech Dive, Fun Dive e Sea Sub.

PDIC17-5Da Aqualung, destacamos o novo sistema denominado ACD, que evita a possibilidade de entrada de água no primeiro estágio do regulador de mergulho, a Dive Rite, trouxe sua nova lanterna HID de 50w de potência, indicada para vídeo.

A Fun Dive, levou uma Faca e Tesoura, que tem um desenho bem diferente dos modelos atuais. Possui excelente fio de corte e de simples manuseio. Ideal para mergulhos em naufrágios com pouca visibilidade, onde há a possibilidade de se enroscar em redes de pesca.

A Full Tech Dive, levou sua linha de lantermas HID e o lançamento do lastro para Back Plates, possuindo um tamanho bem reduzido, e indicado aos mergulhadores que utilizam configuração técnica com cilindros simples.

PDIC17-3Da Sea Sub, destacamos o novo regulador da Scubapro, o S 555, com menor peso e com compensação pneumática, que reduz o esforço respiratório. Já o Console Sea Sub, é fabricado em latão cromado, estampado e niquelado com tampa em policarbonato.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.