Acqua Mundo – O aquário do Guarujá

Foto: Clécio Mayrink

Quem me conhece, sabe que sou favorável aos grandes aquários marinhos, pois através deles, é possível mostrar as crianças e adultos que não dispõe da possibilidade de mergulhar e poder conhecer de perto, as belezas naturais dos rios e oceanos, e sua vida subaquática.

Ver os animais subaquáticos de perto, ajuda as pessoas a compreender o quanto é importante preservarmos o meio ambiente.

Uma das possibilidades de visita a um aquário no Brasil é o Acqua Mundo, um famoso aquário na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo.

O Acqua Mundo é um dos maiores aquários da América Latina, onde somados, os aquários possuem quase um milhão e meio de litros de água. São 5.775 metros quadrados em espaços dedicados aos aquários.

Com diversos aquários de água doce e salgada, os visitantes podem conhecer de perto, mais de 170 espécies presentes no Acqua Mundo. Ao todo, são mais de 5.000 exemplares.

É possível ver de perto peixes como o mero, palhaço, piranhas, bem como, tubarões lixa, arraias, moréias, jacarés, pinguins de Magalhães, dentre outros.

O espaço é grande e as crianças normalmente ficam encantadas ao ver os animais nadando.

O maior aquário do Acqua Mundo possui 4m de profundidade e 800 mil litros de água, onde é possível inclusive, um mergulho autônomo com os animais, mesmo não sendo certificado. Nesse caso, o mergulho precisa ser previamente agendado com a administração.

Visitando

O Acqua Mundo fica localizado na Avenida Miguel Estéfano, 2001 – Praia da Enseada, Guarujá – SP.

Ao lado do aquário, você encontra alguns estacionamentos e restaurantes, tornando o a visita ainda mas agradável.

Mais informações no site www.acquamundo.com.br

Agradecimentos

Aos biólogos Jayson Huss e Samuca, pelo apoio e atenção.

Galeria de Fotos

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.