África – Safári Oceânico

Foto: Daniel Botelho

Em terra de leões e girafas as melhores aventuras estão embaixo d´água !   Existe um verdadeiro safári subaquático cheio de diversidade e aventuras !

Assim é a África do Sul. País de colonização holandesa com 11 idiomas oficiais e uma cultura em plena ebulição.

Com 3000 km de costa, esse país tem mergulho para todos os gostos – dos já famosos encontros com tubarões a jardins repletos de corais moles e coloridos.

Existem cinco pontos ao longo deste país considerados “world class dive” e neste artigo detalhes e dicas sobre estes dive points serão apresentados.

Com esplêndida beleza natural em plena divisa entre o oceano Atlântico e Índico a Cidade do Cabo, lar do histórico Cabo da Boa Esperança e de famosas vinícolas, oferece dois Oceanos para prática do mergulho.

No lado oeste da península se encontra a Table Bay banhada pelo oceano Atlântico onde o mergulho é praticado de fevereiro a setembro e no lado leste, no Índico a famosa False Bay onde a melhor época para o mergulho é de outubro a janeiro, em decorrência dos fortes ventos.

A grande maioria dos mergulhos na Cidade do Cabo é de costa e os pontos altos são as florestas de Kelp (sargaço) repletas de vida e muitos naufrágios como exemplo, o famoso navio Lusitânia (1911).

A cidade oferece uma grande oportunidade de mergulho em seu Oceanário chamado Two Oceans Aquarium onde o mergulhador além de conhecer os bastidores, pode mergulhar no aquário de nome Predators, lar de dezenas de peixes de passagem como o Yellow Tail e moradia de cinco tubarões da espécie Mangona.

Em False Bay entre fevereiro e outubro, é praticado o Cage Dive na famosa Seal Island. De novembro a janeiro, as focas peludas do Cabo dão cria e, portanto, não caem na água o que determina a baixa temporada para os Tubarões Brancos. Se você estiver indo nesta época, nem tudo está perdido. A baixa temporada para traz os Brancos, em compensação, na alta temporada há outro tipo de aventura conhecida por lá como Apex Predators. Consiste em atrair animais das profundezas em pleno mar aberto e a probabilidade de se encontrar tubarões Azuis e Makos (Anequim) é muito alta. Tubarões Galha Branca Oceânico e Martelo também são vistos, mas com menos frequência. Não esqueça de tomar remédio para enjôo.

Seguindo rumo ao norte o segundo lugar em nossa lista, distante noventa minutos de carro a partir da Cidade do Cabo, conhecida como “Capital mundial do mergulho com os Brancos”, Gansbaai, na pronúncia local, Ransbei. É uma cidade pacata, tranquila cuja estrutura turística é totalmente patrocinada pelo mergulho com os Grandes Brancos. Mais de oito barcos frequentam diariamente o famoso Shark Alley onde, além do Cage Dive, mergulhos com as focas do Cabo podem ser agendados (recomendo).

Saídas diárias de Cape Town para Gansbaai podem ser arranjadas nos melhores hotéis. Para passar alguns dias e pernoitar por lá, é aconselhável reserva antecipada. Geralmente nas saídas de apenas um dia a pessoa é apanhada bem cedo no hotel e retorna perto do anoitecer. Todas as refeições estão incluídas no pacote. O preço pode variar entre US$ 100,00 e 200,00. É uma experiência fantástica !

Continuando para o norte após duas horas de vôo de Cape Town, encontramos uma grande metrópole chamada Durban, ponto de partida para os próximos três dive points deste artigo.

Trinta minutos de carro ao sul de Durban se encontra Umkomass, típica cidade média da África do Sul. Aliwal Shoal seu mais famoso dive site foi citado por Jacques Cousteau como um dos dez melhores lugares para se mergulhar no mundo.

Além da cotidiana fauna inerente ao clima temperado, Aliwal Shoal recebe nos meses de agosto a setembro a visita de centenas de tubarões Mangona, sendo um mergulho espetacular !   Outro mergulho específico que pode ser feito é com o tubarão Tigre. Existem empresas especializadas nesse tipo de encontro e, como a atividade não é oferecida diariamente, reserva antecipada é recomendada.

Se você procura aventura em seu sentido pleno, o nome do local é sem dúvida nenhuma Protea Banks. Localizado no condado de Shelly Beach, a noventa minutos de carro de Durban, é um ponto para mergulhadores avançados, com forte correnteza e mergulhos profundos. Neste local pode se avistar 20 espécies de tubarão em um único mergulho, incluindo Cabeça Chata, Tigres, Martelos, Fidalgos, Mangonas, entre outros. Nos meses de maio e junho, ocorre nessas águas o único movimento animal que pode ser visto do espaço, a corrida das sardinhas. Uma massa de sardinhas corre ao longo da costa enquanto predadores se alimentam. Mergulhadores costumam estar entre golfinhos, tubarões, baleias e focas; tudo ao mesmo tempo, basta ter a sorte de estar presente quando a corrida começa.

O quinto e último da lista se localiza na província de Maputaland, um dos lugares mais exóticos para se mergulhar. Sodwana Bay é um dive site tropical, um lugar mágico, morada de garoupas com tamanho de um fusca, tubarões Baleia e pasmem, uma vida macro, residente que não fica muito atrás da Indonésia, incluindo Ribbon eels, Dragon eels, camarões arlequins e mais de 50 espécies de nudibrânquios. Vi dezoito diferentes tipos ao longo de seis mergulhos !   Safári terrestre pode ser feito a qualquer momento nesta área de Maputaland, aproveite os intervalos de superfície !

África do Sul é uma oportunidade única para os amantes da natureza. Durante as viagens, estive com baleias, pinguins, tubarões, arraias jamanta. Participei de diversas produções de documentários para o Discovery Channel ao lado de naturalistas, pesquisadores e, principalmente, encantadores de tubarões como Michael Rutzen, André Hartman, Trevor Krull e Mark Addison. Tudo isso só foi possível com a ajuda e os conhecimentos de Tim um grande amigo Sul Africano. Ele é proprietário da Dive The Big 5, agência especializada nesse tipo de aventura.

Obrigado Tim e a todos os mestres encantadores por sua generosidade ao passar seus conhecimentos !

Informações sobre os operações de mergulho e turismo podem ser obtidas com o Tim através do e-mail tim@divethebig5.com

Dados Úteis

Cidade do Cabo e Gansbaai
Temperatura da água 9-16ºC
Visibilidade 8-20m
Saídas de costa e lancha

Aliwal Shoal e Protea Banks
Temperatura da água 18-25ºC
Visibilidade 15-30m
Saídas a partir da praia com speed boats

Sodwana Bay
Temperatura da água 23-29ºC
Visibilidade 20-30m
Saídas a partir da praia com speed boats