Alarme de alagamento para caixas estanques

Foto: Clécio Mayrink

Algum tempo atrás, escrevi um artigo sobre a possibilidade de utilizarmos como forma de alerta, um sistema de alarme de alagamento na caixa estanque.

Nesse artigo passado, mostrei como fiz para ter esse sistema de alarme, usando um “alarme de banheira”, que tem como objetivo principal, informar quando o nível da água chega na altura desejada na banheira.

Além de não ser tão fácil de encontrar aqui no Brasil um alarme desses, o principal problema, é o tamanho, pois em uma caixa estanque convencional para câmeras de vídeo e foto, o dificilmente cabe no interior dessas caixas, pois as dimensões acabam superando bem o espaço interno disponível das caixas..

Agora os mergulhadores brasileiros dispõem de mais uma nova opção sobre alarmes de inundação, e ainda tem a vantagem de ser fabricado no Brasil, de fácil aquisição e instalação.

O engenheiro eletrônico Benjamin Davidson, de São Paulo, desenvolveu um pequeno sistema de alarme, que é de fácil uso, e possuindo um pequeno e potente led vermelho, que indica ao mergulhador, que está havendo o início de alagamento no interior da caixa estanque, sendo facilmente observado embaixo d´água.

Esse pequeno sistema, utiliza uma bateria normalmente encontrada em relógios, de fácil aquisição e substituição quando for necessário.

Uso do alarme e garantia

Para usar este pequeno sistema de alarme, basta o mergulhador colocar a plaquinha no interior da caixa estanque e fixar os terminais do fio, nas proximidades da junção da tampa traseira com o corpo da caixa estanque. Na área inferior.

Essa fixação poderá ser feita com um simples pedaço de fita Silver Tape, facilitando a colocação e remoção da caixa.

Sendo um sistema bem simples, dificilmente ele apresentará defeitos ao longo do tempo, e pelos componentes utilizados, certamente você terá um alarme para muitos anos de uso e para uso em qualquer modelo de caixa compatível.

Sensor-Alagamento1

Onde comprar

Este pequeno alarme poderá ser adquirido através do e-mail info@sensoresecontroles.com.br , bastando o interessado entrar em contato e verificar a forma de pagamento e o recebimento do produto.

Em nossos testes, este sistema de alarme funcionou perfeitamente em um mergulho de teste, onde permitimos que a água entrasse por uma das laterais da caixa, e logo em seguida, o led já acusava a entrada de água no compartimento.

Vale ressaltar, que esse dispositivo é pode ser apenas luminoso ou luminoso e sonoro, conforme a necessidade e desejo do mergulhador.

Mais detalhes do produto podem ser obtidos diretamente no site www.sensoresecontroles.com.br

Antes de comprar, verifique se a sua caixa estanque possui uma área para acomodar a pequena plaquinha do alarme.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.