Aquário Marinho de Okinawa

Pra quem não sabe, na ilha de Okinawa, precisamente em Motobu, encontra-se um dos maiores aquários artificiais do mundo, onde é possível encontrar além de peixes e seres marinhos, arraias jamanta e acredite, tubarão baleia.

Oficialmente o aquário foi aberto no dia primeiro de novembro de 2002, no Ocean Expo Park, sendo construído abaixo do solo e está a 350m do mar, possuindo nada mais nada menos que, 19.000 m2 de área construída. Abrigando 77 tanques, sendo que o maior deles possui 7.500m3.

Aquario-Okinawa2

Construído especialmente para abrigar grandes espécies de tubarão baleia e arraias jamanta, o aquário atinge os impressionantes 35 por 27m de largura, por 10 metros de altura.

O material utilizado é um acrílico com 60 centímetros de espessura e foram montados em várias camadas para resistir a grande pressão da coluna d’água, permitindo a visualização dos seres marinhos pelos visitantes. O local possui uma grande visitação, uma vez que este, é considerado um dos famosos pontos turísticos no país.

O local foi escolhido, foi embasado em um grande planejamento onde três fatores influenciaram na decisão, como a passagem da corrente de Kuroshio nas proximidades, que é muito rica em nutrientes. A grande quantidade de corais e as profundidades do mar na região também influenciaram na decisão.

Quanto à vida marinha, há uma grande variedade de seres exóticos originários do mar do Japão.

O aquário foi construído em setores, onde é possível não só ver os seres marinhos nos aquários, com também, assistir algumas apresentações em um teatro, ver de perto diversos tipos de tubarões que estão sob pesquisa, mais de 150 estruturas coralíneas, lago dos golfinhos, manatees, dentre outras áreas que apresentam alguns resultados das pesquisas marinhas.

Para quem estiver do outro lado do mundo, é uma excelente opção turística.

Mais informações podem ser obtidas através do site oficial www.kaiyouhaku.com

Dúvidas relativas a visitação, horários e formas de pagamento para visitação, podem ser obtidas através do e-mail welcome@kaiyouhaku.or.jp

Tanto o aquário como o restaurante e um mini-shopping, aceitam moeda japonesa e dólares.

Colaboração: Roberto Takarashi

 

Vídeo

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.