AquaRio – Visitando o primeiro mundo no Rio de Janeiro

Foto: Clécio Mayrink

É um assunto recorrente, mas que não podemos deixar de comentar… o AquaRio, o maior aquário da América do Sul.

Recentemente inaugurado e já sendo muito visitado, o AquaRio muito provavelmente se tornará (se já não for) um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, e logicamente, não poderia deixar de conhecê-lo.

Nossa equipe foi até conhecê-lo e ver de perto como é sua estrutura.

Conheço grandes aquários em outros países, como o de Monterey (Califórnia), Oceanário (Lisboa), AquaDom (Berlin), SeaLife (Orlando), Museu Oceanográfico de Mônaco, Atlantis (Bahamas), além é claro, o Aquário de São Paulo e Guarujá, e sem dúvidas, posso afirmar que o AquaRio está entre os melhores, devido a sua estrutura de primeiro mundo.

O AquaRio foi idealizado pelo biólogo Marcelo Szpilman, profissional já conhecido pela mídia e referência quando o assunto é biologia marinha.

Hoje ele é diretor-presidente do AquaRio e o idealizador do projeto.

Durante a visitação, Marcelo contou toda a história da construção do aquário, e de fato, foi um trabalho árduo e compensador no final. A ideia surgiu em 2005 e foram necessários R$ 150 milhões em investimentos de capital privado para que o sonho se tornasse realidade. Após 4 anos de construção o AquaRio finalmente ficou pronto e promete trazer muitos benefícios aos brasileiros, principalmente no campo da biologia, pois as pessoas poderão estudar e participar das ações e pesquisas realizadas por lá. Inclusive, o AquaRio possui uma parceria com o departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Enquanto caminhávamos pelos corredores, encontrávamos os aquários com muitas espécies e ecossistemas do Brasil e do exterior. Um colorido exuberante que encanta todos aqueles que visitam o local, sendo impossível não ficar impressionado com tanta beleza.

Em razão de um avançado sistema wireless de reconhecimento, as crianças poderão interagir com peixes virtuais nas telas de LCD´s espalhadas pelos ambientes, que brincam e trazem informações para a criançada, tornando a visita ainda mais interessante aos pequenos.

Já o grande aquário, possui um imenso corredor central em forma de tubo, que fabricado com um acrílico especial importado, e que não distorce a imagem. Através desse enorme tubo, os visitantes poderão caminhar por dentro do grande aquário e ter a sensação de estarem imersos no mar.

Nessa passagem pelo corredor, o visitante poderá apreciar muitas arraias, peixes e alguns tubarões. O grande aquário possui 7m de altura com 4.5 milhões de água salgada, nos deixando “pequenos” diante da imensa grandeza e tonalidade azulada que o grande tanque possui. Quando acessamos as janelas laterais do aquário, a sensação é ainda maior.

As pessoas saem encantadas e com a consciência alterada para a preservação ambiental.

Uma das grandes dúvidas dos visitantes é quanto aos animais capturados para o aquário.

Segundo Marcelo, os animais fazem parte do Recurso Pesqueiro, isto é, se os animais não estivessem no aquário, de qualquer forma estariam sendo comercializados em peixarias e sendo ofertados para o consumo humano, e essa captura não faz qualquer diferença na estrutura marinha. Estando esses animais no AquaRio, além de permitir as pessoas conhecerem de perto e poderem admirar as belezas, incentiva a conscientização da preservação ambiental e a realização de pesquisas em cativeiro e comportamento pelos estudantes da área.

Futuramente os visitantes também poderão participar de algumas atividades adicionais, como palestras, visita aos bastidores e mergulhar no grande tanque.

Quando alcançamos o final da visitação, encontramos uma grande loja com diversos produtos e souvenirs do AquaRio, podendo o visitante fazer compras e levar uma lembrança para casa. Os produtos são de uma qualidade excepcional e de muito bom gosto.

No local também há uma exposição de conchas raras e um museu bem interessante sobre o surf.

Visitando

O AquaRio fica aberto diariamente, sendo a visitação durante a semana a melhor opção por haver menos pessoas.

Para obter mais informações ou adquirir o ingresso, acesse o site www.aquariomarinhodorio.com.br

Vale lembrar que o aquário possui estacionamento próprio, porém, o visitante pode chegar ao local facilmente usando o VLT, um trem elétrico de superfície implantado recentemente e que praticamente para na porta do AquaRio.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.