Arquipélago de Alcatrazes

Foto: Clécio Mayrink

O Arquipélago de Alcatrazes está localizado na costa de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, na direção da praia de Boiçucanga.

Possui uma formação de uma ilha maior principal, 11 lajes à sua volta, diversas e ilhotas que completam o arquipélago. É habitada por diversos tipos de pássaros.

A visibilidade pode alcançar os 20m no verão. Com grande variedade de fauna e flora e bom estado de preservação ambiental, tornam o local um dos locais procurados para se mergulhar no estado de SP. Sua topografia submarina permite mergulhos rasos aos mais profundos, além de pequenas grutas submersas, e grande quantidade de peixes de fundo e de passagem.

No canal é possível encontrar uma parede vertical que desce a profundidades superiores a 50m.

A ilha está sob jurisdição da Marinha e infelizmente hoje, o mergulho e qualquer outra atividade no local está proibida, sendo necessária uma autorização prévia dos órgãos competentes, para que não haja algum tipo de punição.

O Arquipélago continua protegido pela Estação Ecológica Tupinambás sob a tutela do ICMBio, onde somente atividades de pesquisa e educação ambiental são permitidas se aprovadas previamente pelo Instituto.

Algumas entidades andam tentando reabrir o acesso, porém, é um processo que vêm se arrastando há anos e infelizmente, ainda não se chegou a um consenso.

Características

  • Local: Costa de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a 36 Km do continente.
  • Profundidade: 6 a 50m
  • Visibilidade: 10 a 15m
Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.