Atlantis Cozumel – Um verdadeiro passeio submarino

Foto: Clécio Mayrink

Até alguns anos atrás, pensar em dar um passeio em um submarino, seria como um sonho. Hoje, andar em um submarino já é uma realidade e disponível em pelo menos dez locais no mundo.

Me refiro à empresa Atlantis Submarines, uma empresa dedicada ao turismo, que leva milhares de pessoas todos os anos, para fazer um passeio subaquático em submarinos reais.

Submarino-Atlantis1

A experiência

Enquanto estava na ilha de Cozumel, no México, visitamos a loja da Atlantis Submarines para conhecer de perto o que a empresa oferece aos turistas. Uma loja bonita, bem arrumada e com uma equipe bastante atenciosa, nos recepcionou.

Como não há grande disponibilidade de lugares, é preciso realizar uma reserva, pagando no dia do passeio, a quantia de U$ 100 por pessoa.

Dois dias depois, lá estava aguardando o início do passeio, conforme o horário agendado.

Algumas instruções são dadas previamente, e fomos encaminhados até uma embarcação que nos leva até um local no mar, onde encontramos uma base para o acesso ao submarino que nos aguarda. No total, foram 10min de navegação até o ponto.

De fato, não é uma operação simples, e requer a participação de diversas pessoas para que a coisa funcione.

Ao chegar na base do submarino, além dele, havia outra embarcação de apoio.

Embarcamos no submarino, onde recebemos mais instruções de como proceder em caso de uma emergência e comportamento durante o passeio. Lembre-se que é um submarino de verdade, e não simplesmente um barco de casco com fundo de vidro.

Um detalhe me chamou a atenção… a janela. Ela é realmente grande, possibilitando uma boa visão do turista em relação ao ambiente externo.

Submarino-Atlantis3

Imersão

A imersão inicia-se e vemos o azul intenso do mar caribenho, onde, ainda na superfície, era possível avistar o fundo aos 30m de profundidade.

Na primeira etapa, alcançamos os 18m de profundidade, passando próximo aos recifes de corais, onde a tripulação (1 piloto e um tripulante de apoio) vai passando todas as informações sobre os recifes, através de um sistema de áudio no interior do submarino. A equipe em sim, demonstrou bastante conhecimento como um todo, pois ficou claro que não era um texto decorado.

A medida que aparecia um ser vivo e outro, a tripulação passava as informações de cada espécie.

O tempo de imersão durou algo em torno de 30min, onde chegamos a alcançar, os 33m de profundidade. Um pouco antes do término da imersão, o piloto nos levou até o início do abismo, que no caso de Cozumel, chega a alcançar os 600m de profundidade.

Uma linda visão do azul do mar para alguns, e um motivo de certa apreensão para outros, pois ver o azul infinito, causa certo desconforto diante dos quase 100m de visibilidade, além da falta de “chão” abaixo de nós.

Terminado o mergulho, retornamos à superfície, onde nossa embarcação nos aguardava para nos levar de volta até a base da Atlantis Submarines em terra.

Submarino-Atlantis2

Atlantis Submarines

É uma empresa com vários sócios. Foi criada em 1985 e conta hoje com dez submarinos, que variam de tamanho e quantidade de pessoas a bordo.

Hoje (2012), a empresa está presente em locais como, Cozumel, Barbados, Maui, Kona, dentre outros.

Mais informações podem ser obtidas no site www.atlantisadventures.com

E se eu gostei do passeio ?

Certamente que sim e recomendo a todos. Ao fazer esse passeio, você verá que é um turismo especial e muito custoso, fazendo valer seus U$ 100.

Submarino-Atlantis4

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.