Back Plate Halcyon – Praticidade e muito conforto !

Foto: Clécio Mayrink

Só mergulhar com segurança, não é tudo no mergulho.

É preciso estar confortável para que possamos curtir cada minuto que passamos embaixo d´água.

Halcyon-Backplate1A tão conhecida Halcyon lançou um back plate muito bem elaborado para os mergulhadores, trazendo um conforto impressionante.

O modelo chama-se Halcyon Secure Harness, que possui diversas possibilidades de ajustes das fitas que passam pelo Halcyon-Backplate3corpo do mergulhador, trazendo um melhor conforto e desempenho ao mergulhador.

Na altura dos ombros, foram colocadas duas peças que acomodam melhor as fitas, não deixando que o peso dos cilindros sobrecarreguem os ombros em uma pequena linha Halcyon-Backplate2por onde passam as fitas. Com esse back plate, o peso é melhor distribuído nessa região, diminuindo a possibilidade de dores devido ao peso do equipamento enquanto estiver fora d´água.

É possível adicionar bolsos laterais para a inclusão de lastros. Halcyon-Backplate4Isso é muito útil quando o mergulhador preferir usar a configuração de back plate com cilindros de alumínio S80 e roupas mais espessas, que normalmente tendem a prover mais flutuabilidade e atrapalhando o mergulho de muitos.

Esses bolsos possuem um sistema de quick release (soltura rápida), facilitando uma rápida liberação dos lastros do back plate, no caso de uma eventual situação emergencial.

A parte interior desse back plate é acolchoada com uma manta em neoprene, diminuindo o contato do mergulhador com a chama fria do back plate, provendo um contato e acomodação melhor na musculatura das costas ao equipamento.

Já na parte inferior traseir    Halcyon-Backplate5a, há um dispositivo que permite um ajuste rápido e perfeito das fitas que transpassam a cintura do mergulhador, e sem esforço normalmente encontrado nos demais modelos de back plates existentes no mercado. Nesse modelo, o mergulhador rapidamente consegue puxar as fitas e fazer todas as regulagens sem dificuldades.

Há diversos D-Ring´s que permitirão ao mergulhador utilizar a configuração de equipamentos que melhor lhe agradar, provendo um acesso total e fácil a todo o set de equipamentos que estiverem fixados junto à ele.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.