Brasileiro fixa bandeira e sinalizador em corais de Bonaire e causa revolta

Bandeira brasileira fixada por um cabo de spool e sinalizador nos corais de Bonaire - Foto: Bas Tol

No último dia 6 de junho, Bas Tol, proprietário da operadora Bas Diving em Bonaire, estava mergulhando em Karpata quando se deparou com uma cena inusitada e criminosa… A bandeira brasileira fixada por um cabo de spool e um sinalizador.

A spool estava amarrada nos corais, o que caracteriza crime em Bonaire, pois é proibido que os mergulhadores toquem nos corais, e pior ainda, amarrar um cabo neles.

Revoltado com o que encontrou, Bas removeu os equipamentos e entregou no escritório do parque marinho de Bonaire, na tentativa de identificar o autor do crime, que a princípio se chama “Jomar”, pois era o nome escrito na spool deixada.

Ao chegar em sua empresa, Bas decidiu escrever a mensagem abaixo em sua página do Facebook, para alertar todos os mergulhadores sobre o absurdo e não deixar o fato passar em branco:

“Jomar from Brazil, which part of ‘DO NOT TOUCH ANYTHING’ did you not understand from your marine park orientation !??

You don’t need to be tying up a Christmas tree to find your way back and particularly not to live coral !

There’s plenty of other reference points around in the shallows, old concrete blocks, an anchor, even a boat mooring line. If this is what you need to find back the exit at Karpata… dude, you need a lesson in U/W navigation !

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.