Búzios

Foto: Clécio Mayrink

Na região de Búzios há diversos pontos de mergulho, onde é possível realizar mergulhos saindo de praia, como é o caso das praias abaixo:

  • João Fernandes
  • João Fernandinho
  • Ferradura
  • Ferradurinha

A cidade de Búzios é cercada de belezas naturais, praias muito bonitas e vida marinha abundante. Saindo de barco, normalmente são visitadas as Ilhas de Âncora e Gravatás. Para os mergulhadores técnicos, existem opções como a Laje dos Alagados, por exemplo.

Pontos de Mergulho

Ilha de Âncora

Esta ilha é considerada o melhor ponto de mergulho na região, onde há uma grande fauna marinha, muitos peixes ornamentais, arraias, peixes de passagem, além de grandes rochedos. A profundidade média varia entre 6 aos 22m em sua parte mais funda e voltada para o interior, e até 60m na sua face voltada para o alto mar. É um excelente ponto para os fotógrafos e videomakers e nos mergulhos noturnos, a presença de muitas tartarugas é confirmada.

Essa é a Ilha mais distante de Cabo Frio e mais afastada do continente, normalmente oferece águas claras e excelentes mergulhos, com destaque para 3 diferentes pontos. Apesar da distância do continente é quase a única opção das operadoras de Búzios de forma que, costuma ser muito frequentada por autônomos.

Enseada do Badejo – Boa diversidade de fauna, constante presença de tartarugas e arraias prego. Boas formações rochosas e boa possibilidade para mergulhos em multi-nível, pois oferece um excelente patamar mais raso, na faixa dos 4-5metros, com vida abundante. Profundidade: 12 aos 21m.

Ponta Leste – Características muito semelhantes à enseada do Badejo, porém um pouco mais profunda e menos visitada. Profundidade: 12 aos 24m.

Lado de fora – É comum a incidência de grandes cardumes de peixes de passagem, e quando realizado com água clara, oferece grandes imagens em contraluz. Profundidade: 18 aos 39m.

Ilha de Gravatás

Gravatás está mais próxima do que a Ilha de Âncora, e sua fauna marinha é menor. É rodeada por grandes rochedos, tocas e frequentemente encontramos arraias e tartarugas. É um local indicado aos mergulhadores básicos, porém, está mais vulnerável a águas mais escuras devido à proximidade com o litoral e os rios que deságuam nas proximidades. Este ponto, distante de Cabo Frio, não costuma oferecer águas muito claras, pois está próximo a costa, sendo a Ilha do Breu uma opção mais atraente e com menor tempo de navegação.

Lado Sul – Intensa vida marinha, porém em local bastante mexido. Profundidade: 12 aos 36m.

Lado Nordeste – Fundo de pedras, interessantes formações, e vida marinha regular. Profundidade: 12 aos 24m.

Filhote de Gravatás

Características próximas da ilha de Gravatás, sendo um mergulho indicado aos mergulhadores experientes, em razão da possibilidade de correntes no local.

Laje dos Alagados

Esta laje está mais próxima dos litoral e vulnerável às correntes que eventualmente passam por lá, sendo um mergulho indicado aos mergulhadores avançados. A profundidade varia entre 17 a 45m e são vistos grandes rochedos e muitos peixes de passagem.

Normalmente as operadoras não realizam saídas para este local, sendo necessário montar uma operação para se mergulhar lá. É um mergulho difícil de ser realizado devido às condições locais, porém, quando o mar permite o mergulho é sensacional.

Ilha Feia

Localizada em frente ao centro da cidade de Búzios, normalmente a visibilidade lá é interior, por estar localizada dentro da baía. Ótimo local para batismo e cursos.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.