Cáceres

Foto: Clécio Mayrink

O litoral brasileiro possui mais de 7mil km de costa, e ainda não há com precisão, a metragem dos rios que podem ser adequados para mergulhos. De qualquer maneira, é um mundo de água para se cair de cabeça e se deixar levar. Nessas horas, o corpo humano é a Caceres2ilha, cercada de água por todos os lados e entregue à beleza desse rico e muitas vezes misterioso mundo submerso: as águas do Brasil.

Conhecer novos lugares é uma experiência fascinante. Imagine então poder conhecer um mundo totalmente diferente do que você está acostumado a ver. É exatamente isso que o Caceres5mergulho proporciona: estar no mundo das águas, podendo ver de perto a vida com todas as suas cores e mistérios. O fundo dos rios dos mares ou as cavernas e grutas de água doce guardam encantos que só o mergulho nos permite descobrir.

História

Caceres4A história de uma cidade, de um povo é um dos aspectos mais importantes, talvez ou de maior importância, da cultura dessa cidade, desse povo.

Cáceres foi fundada em 06 de outubro de 1778, pelo Governador do Mato Grosso, Luis de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, recebendo o nome de Vila Maria do Paraguai, em homenagem à Rainha reinante de Portugal.

Consta-se que a fundação do povoado à margem esquerda do Rio Paraguai, ocorrera por quatro motivos principais: a defesa e o incremento das fronteiras do domínio de Portugal a Oeste; a abertura de uma via de navegação com a cidade de São Paulo; a facilitação tanto das comunicações quanto das relações comerciais entre as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e a fertilidade do solo da região, prenúncio de riquezas.

Caceres6Como chegar a Cáceres     

Localizada a oeste no Estado do Mato Grosso, Cáceres está a 210 Km da capital Cuiabá. O trajeto Cuiabá-Cáceres é feito através da BR-070, asfaltada e em boas condições de conservação. Cuiabá é servida pelo aeroporto Marechal Rondon, no qual operam a maior parte das empresas aéreas. Cáceres também possui um aeroporto com pista pavimentada de 3.600 metros de extensão por 35 metros de largura, homologada e aberta.

Cáceres possui as seguintes rodovias de acesso: BR-070 (ligação com Cuiabá), BR-174 (ligação com o Estado de Rondônia) e MT-343.

Caceres1Dolina Água Milagrosa

Entre os pontos turísticos da região, destaca-se a Dolina Água Milagrosa, localizada na fazenda particular Água Milagrosa, a 20 Km do município, na estrada estadual MT-343. Até a entrada da gruta, sua água cristalina aparentemente apresenta cor azul anil e a curiosidade fica em torno da profundidade do local. Aonde nos mergulhadores apreciamos com muito cuidado e respeito pois nestas águas azul anil tem encantos nunca vistos .

Conta-se que bela dolina recebeu este nome ainda nos tempos da escravidão, quando a fazenda chamava-se Quilombo.

Caceres3Além de grutas, cavernas, lagos, dolinas e grande riqueza de flora e fauna, a cidade também conta com cachoeiras, que divertem moradores e turistas com piscinas naturais e esportes radicais, como o rapel. Ao acervo natural alia-se a história da região, que se conserva viva em fazendas e nos casarões antigos do centro da cidade.

Cáceres também se enche de orgulho anualmente, no mês de setembro, quando pára para sediar seu maior evento: o Festival Internacional da Pesca, realizado desde 1980. O evento foi idealizado por um menino de 13 anos, Aderbal Michelis, que havia sido impedido de participar de um torneio na cidade de Barra do Bugres. Hoje, o evento possibilita um acréscimo de 30% na arrecadação do ISS (cerca de R$ 100 mil mensais) com a movimentação financeira na cidade, nos dias de festival.