Castelo submerso de 3 mil anos é encontrado em lago na Turquia

O Lago de Van é maior lago da Turquia e cheio de mistérios e lendas.

De acordo com a tradição local, um monstro aquático vive nas águas da região, entretanto, recentemente pesquisadores realizaram uma descoberta bem mais impactante: um castelo submerso.

Arqueólogos da universidade turca de Van Yüzüncü Yil localizaram os restos de um castelo submerso com cerca de 3 mil anos de idade.

A construção pertencia ao Reino de Urartu, civilização que viveu na região e foi subjulgada pelo Império Assírio. Com quase 4m de altura, os muros do castelo encontram-se preservados graças à alcalinidade e baixa acidez do Lago de Van, pois o lago tem águas salgadas.

Bloqueada pelos fragmentos de uma erupção vulcânica, a saída das águas do Lago de Van para o oceano foi interrompida, e com isso, os níveis de água do lago se alteraram drasticamente ao longo dos anos, o que explica o motivo do castelo estar submerso.

De acordo com os pesquisadores, antigos registros indicavam a existência de uma construção do Reino de Urartu na região E que seria cercada de vilas e locais destinados à agricultura.

Com a estrutura bem preservada do castelo de pedras, os arqueólogos conseguirão obter mais informações sobre a civilização perdida.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.