Check-list do Mergulhador

Tão simples e tão pouco realizado pelos mergulhadores, o check-list é de grande importância ao mergulhador, seja ele técnico ou recreacional.

Frequentemente vejo mergulhadores necessitando de alguma ferramenta, acessório ou algum tipo de coisa que acabou ficando em casa.

Não é incomum, mergulhadores esquecerem suas máscaras, nadadeiras ou botas de mergulho em casa, vindo a dar falta deles somente na hora da montagem dos equipamentos no barco.

A falta de atenção e importância dada antes de sair para mergulhar, pode causar a perda de um belíssimo dia de mergulho, pois nem sempre há equipamentos reservas disponíveis nas embarcações de mergulho, para suprir uma eventual necessidade, e se houvesse uma checagem prévia, estes transtornos poderiam ser evitados.

Alguns pontos importantes

  • Verifique as condições da tira de sua máscara e da nadadeira. No caso da nadadeira, comece a pensar em trocar a tira desta por uma mola de inox. Com certeza, é eliminar um problema no futuro;
  • Máscara reserva – A quebra de uma lente ou tira arrebentada durante uma viagem, pode acontecer. É sempre bom ter uma máscara reserva na bolsa;
  • Se você está levando seu próprio cilindro de mergulho, não esqueça de levar o-rings extras;
  • Verifique a pressão do cilindro;
  • Pilhas e baterias – Verifique se a carga está em ordem;
  • Teste o regulador para ver se não há vazamentos e se o seu funcionamento está ok;
  • Verifique o estado da bateria de seu computador de mergulho.

 

No caso de mergulhadores técnicos

  • Verifique se os stages estão devidamente recarregados e marcados;
  • Se já existe o plano de mergulho, veja se o planejamento já foi passado para um speed table / slate ou se o mesmo já foi impresso para ser levado no barco. Se você utiliza um Palm, veja se este equipamento já está entre os equipamentos de mergulho;
  • Telefones de contato da DAN para uma eventual emergência;
  • Verifique se a marcação já foi gravada no GPS, se for o caso.

Antes de sair para mergulhar, nunca deixe de fazer uma checagem dos equipamentos.

Faça o check-list ticando item por item. Isso garantirá a presença de todos os equipamentos na bolsa de mergulho e você não terá surpresas. É claro que no início, sempre esquecemos de algo, então, ainda na operação de mergulho, anote o item esquecido e o adicione em sua lista de checagem assim que chegar em sua residência. Dessa forma você terá sua lista de checagem pessoal e completa, evitando futuros esquecimentos.

Na página Impressão de Check-List, você encontra um check-list básico para ser impresso, o que já é um bom começo para que você não deixe nada para trás quando for mergulhar.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.