Cientistas anunciam que a Grande Barreira de Corais está em estágio “terminal”

A Grande Barreira de Corais é o lar de 3.000 recifes de corais individuais que se estendem através de um incríveis 2.575Km, cobrindo uma área de cerca de 344.400Km².

Infelizmente, por causa dos eventos de branqueamento em massa, cientistas dizem que a grande e impressionante Barreira de Corais está agora em um estágio “terminal”, com grandes porções sem esperança de recuperação.

O branqueamento em massa, um fenômeno causado pelo aquecimento global, é provocado quando a água aquece até um ponto em que os corais começam a ejetar as algas simbióticas em seus tecidos, essenciais para sua sobrevivência. Ao longo da história, houve apenas quatro casos desta ocorrência, levando décadas para se recuperarem.

“Esta é a quarta vez que a Grande Barreira de Coral branqueou severamente – em 1998, 2002, 2016 e agora em 2017. Os corais branqueados não são necessariamente corais mortos, mas na região central, antecipamos altos níveis de perda de corais”, disse Pesquisador James Kerry, do Centro de Excelência ARC da Universidade James Cook.

Ele esclarece por que o branqueamento de 2017 é significativo: “Demora pelo menos uma década para uma recuperação completa dos corais, de modo que eventos de branqueamento em massa a 12 meses de intervalo oferecem zero perspectiva de recuperação para recifes que foram danificados em 2016”.

Os mais recentes levantamentos aéreos cobriram mais de 8.000Km, que inclui 800 recifes de corais individuais.

De acordo com as pesquisas, 1.500Km da Grande Barreira de Coral agora é branqueada.

Essas novas estatísticas chegam a menos de um ano após 93% dos recifes sofrerem danos graves.

Combinado com o evento de branqueamento em massa, a chegada do ciclone tropical Debbie acrescentou a devastação.

Em uma entrevista com The Guardian, os cientistas dizem que a situação é terrível.

“Nós desistimos”, disse Jon Brodie, especialista em qualidade da água da Universidade James Cook, se referindo à falta de ação por parte do governo australiano.

Infelizmente, nesta era do aquecimento global, as temperaturas devem continuar subindo, o que significa que mais destes eventos de branqueamento acontecerão e eles causarão ainda mais danos.

Felizmente, não é tarde demais para salvar o resto do planeta dos piores efeitos da mudança climática. Mas devemos agir agora.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.