Colando o bolso da roupa seca

Foto: Clécio Mayrink

Atualmente em algumas roupas de mergulho, é comum encontrarmos bolsos laterais, que ajudam ao mergulhador quanto ao carregamento de alguns equipamentos, como spools, lanternas, wet note e outras tranqueiras que gostamos de levar pra baixo d´água.

Esses bolsos foram inicialmente criados para a roupa seca, sendo a primeira opção mais utilizada em roupas no mergulho técnico.

Tempos depois, esses bolsos passaram a ser fabricados e costurados em roupas do tipo semi-seca, e hoje, já encontramos alguns fabricantes comercializando roupas semi-secas e até as mais comuns, vindo já de fábrica.

Acredito que seja uma tendência futura encontrarmos roupas de mergulho com bolsos, pois esse “plus” na roupa facilita a vida dos mergulhadores.

No entanto, aparecendo as novidades, aparecem também, alguns problemas…

No caso dos bolsos colados nas roupas, esses, tendem a se soltarem da roupa com o passar do tempo, devido ao enfraquecimento da cola e a maleabilidade da roupa, permitindo que o bolso comece a ficar cada vez mais solto, prejudicando a natação do mergulhador e possibilitando até a perda de algum objeto que esteja dentro do bolso em si, sendo preciso, colar as áreas que venham a se soltar.

Mas como resolver isso de forma ágil e prática ?

Basicamente, os bolsos colados em roupas, utilizam uma cola especial para tal, e uma boa solução, é utilizar a cola à base de misturas de solventes orgânicos, o Tolueno ou o Xileno, mais conhecido como “cola de sapateiro”.

Encontramos cola é em qualquer casa de tintas, sendo comercializada para maiores de 18 anos, devido à possibilidade de dependência química, se inalada com frequência por uma pessoa.

Colando o bolso

Quando for colar alguma área do bolso de sua roupa, é recomendável seguir os procedimentos abaixo:

1) Veja exatamente o local onde o bolso será colado, porque depois de colado, será muito complicado removê-lo para fazer a colagem novamente.

2) Limpe bem a região, removendo toda e qualquer sujeira e resíduo que possa dificultar a colagem do bolso na roupa.

3) Se possível faça uma marcação com giz branco, para saber onde passar a cola no local exato da colagem.

4) Com um pincel, passe a cola no local desejado, tomando cuidado para não deixar grandes excessos de cola. Isso poderá dificultar a colagem do bolso na roupa.

5) Depois que passar a cola, não encaixe o bolso. Aguarde até 10 minutos, para que o excesso do solvente evapore.

6) Após esse prazo, encaixe o bolso, mantenha algum peso em cima do bolso de forma que este pressione contra a roupa pelo período de 24 horas.

Durante todo o processo, evite inalar o odor da cola, pois este odor é forte, podendo causar dores de cabeça e náuseas em pessoas alérgicas.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.