Como transformar filmes DiVx em DVD

DivX é uma variação do AVI (Audio-Video Interleave), formato completamente diferente do MPEG-2 usado nos discos de DVD.

Para isso usaremos dois programas que podem ser baixados dos sites oficiais. As versões desses programas são shareware, freeware ou demo.

Na maioria das vezes custam tão baratos que vale a pena gastar alguns dólares se você possui uma boa quantidade de filmes para converter.

Usaremos dois programas muito conhecidos:

VirtualDub  –  http://www.virtualdub.org

TMPGEnc    –  http://www.tmpgenc.net/

Não tenha pressa !  Converter arquivos (video encoding) leva um bom tempo e seu computador vai trabalhar bastante, então quando começar o processo procure não usá-lo para outras funções.

Lembre-se que você irá precisar também de um programa de autoração de DVD, use o seu favorito.

 

VirtualDub: Extraindo o áudio do seu arquivo de vídeo

Passo 1:

– Abra o arquivo AVI ou DivX no VirtualDub.

– Clique em “File”, depois em “Open video file”.

Passo 2:

Salve como arquivo de áudio WAV (confira se estão selecionados “Source audio” e “Direct stream copy” na opção “Audio”). Escolha o local aonde irá salvar seu arquivo. Isso pode levar de 2 a 5 minutos dependendo da velocidade do seu computador.

Clique em “File”, depois “Save WAV”. Agora você tem um arquivo WAV 48000hz (DVD Standard)

No VirtualDub é só isso !

Agora vamos usar os arquivos criados no próximo programa, o TMPGEnc.

 

TMPGEnc: Convertendo o vídeo

Com este pequeno tutorial, você vai aprender como converter AVI (vídeo) e WAV (áudio) em DVD, mas poderá também ser usado para criar VCD ou SVCD só precisando para isso mudar alguns parâmetros.

Passo 1:
Escolha o padrão de vídeo. Normalmente NTSC (PAL é o sistema europeu)

Passo 2:

Selecione o arquivo AVI ou DivX, e o seu arquivo WAV (criado com o VirtualDub anteriormente).

Passo 3

O passo 3 será dividido em duas etapas:
1° etapa: “Filter settings” não selecione nenhuma das opções, somente clique em “Other Settings”.

2° etapa: Clique em “Motion Search Precision” e escolha qual opção que você deseja na conversão. Clique em “OK” e a janela se fechará, em seguida clique em “Next” na janela “Filter Setting”.

Atenção

O default na opção “Motion search precision” é “Motion estimate search (fast)” que levará 2 horas e 20 minutos para um filme de 90 minutos. Se você assim como eu, deixa seu computador ligado durante a noite e vai dormir, você poderá escolher “Highest quality (very slow)” o que levará aproximadamente 6 horas para um filme de 90 minutos. Enfim, escolha a qualidade que você quer no “drop down”.

Passo 4:
Bitrate settings. Como a intenção deste tutorial foi a de ajudar as pessoas que não possuem grandes conhecimentos, acredito que seja melhor não mexer nesta opção até que você compreenda melhor a relação entre bitrate e qualidade.

Passo 5:
Dê um nome para o seu arquivo em “Output file”, e escolha aonde quer salvá-lo.

Pronto, agora é só aguardar de 2 a 10 horas dependendo do tamanho do filme e da rapidez do seu computador. E você terá o seu filme convertido e pronto para ser utilizado pelo seu programa preferido para autoração.

Veja a sequência de configuração antes da conversão do vídeo:

J Dias

Mergulhador desde 1994 e Profissional PDIC desde 1999, é instrutor especialista PDIC, instrutor pela HSA / SBMA, com certificação Trimix pela IANTD, Cave pela NACD / NSS-CDS e Extended Range Diver pela TDI.

Além do mergulho, possui uma produtora de vídeos e projetos para internet denominada J Dias Vídeo.