Curso Básico – Primeiros passos do futuro mergulhador

Quem quer começar a atividade de mergulho precisa de poucas coisas, mas a principal delas é a curiosidade. Se você tem dez anos completos ou mais (não existe limite máximo de idade), tem noções de natação (não precisa ser campeão), está bem fisicamente (há um exame médico específico) e tem vontade de ampliar seus horizontes, você já preencheu os quesitos básicos para começar o curso de mergulho autônomo.

Atualmente o mergulho é uma atividade extremamente segura e fácil de se praticar, é profundamente relaxante, além de proporcionar muitas aventuras e poder ser praticado no mundo inteiro.

Como começar a mergulhar ?
Escolha a escola de mergulho mais próxima a você, e veja o curso certo para você. Existem experiências de mergulho que são feitas rapidamente sem a emissão de certificações ou você pode escolher fazer o curso de mergulho autônomo básico (Open Water Diver).

O que são certificadoras e qual delas escolher ?
Certificadoras regulamentam as normas dos cursos de mergulho e cada uma mantém a sua própria padronização. Além disso, registram e mantém os arquivos desses registros dos alunos.

Existem diversas certificadoras (mais de 100 pelo mundo), e algumas trazem maior tranquilidade quando você for mergulhar com outras operadoras e escolas (principalmente fora do Brasil), quanto a qualidade do curso que você está fazendo. Isto acontece pelo controle de qualidade que as credenciadoras fazem. Quando procurar uma escola para fazer seu curso seja chato!   Pergunte e informe-se, assim você terá a certeza da qualidade do curso que você vai pretende fazer. Lembre-se: é o seu aprendizado que conta.

Como é um curso de mergulho autônomo básico ?
O curso está dividido em sessões de desenvolvimento de conhecimento (teóricos), desenvolvimento de habilidades (piscinas) e práticas em mar aberto (Check-out). Durante as sessões de teoria, você vai aprender como o mergulhador lida com a pressão, um pouco sobre o ambiente aquático e a verdadeira utilidade de todos os equipamentos de mergulho, além de outros tópicos interessantes.

Algumas certificadoras oferecem livros (e não apostilas) para os cursos, e são bastante recomendados como apoio ao seu aprendizado. Você precisa adquirir apenas o equipamento básico de mergulho livre, pois ele é pessoal, e só você deve utilizá-lo.

Nas sessões de desenvolvimento de habilidades, você aprenderá a utilizar o equipamento básico e o de mergulho autônomo (cilindros de ar comprimido, colete equilibrador e reguladores com instrumentos). Nas sessões práticas em mar aberto, você põe em prática tudo o que aprendeu na piscina.

Qual a duração de um curso autônomo básico ?
A parte teórica e de piscina, tem uma média de 20 h de duração (podendo ser feito em uma semana, em um período manhã / tarde / noite, ou intensivo em um único final de semana). A parte de águas abertas é realizada em dois dias, com dois mergulhos em cada dia, totalizando 4 (quatro) mergulhos.

Quais são os pré requisitos ?
Há certificadoras que limitam a profundidade e acompanhamento. Quanto a idade, algumas certificadoras aceitam crianças com 10 anos completos, outras, apenas com 12 anos completos.

Eu não sei nadar. Poderei mergulhar ?
É necessário saber ficar confortavelmente na água onde não dê para ficar de pé. Não precisa ser campeão de natação.

Preciso comprar todos os equipamentos ?
Não, algumas escolas tem todos os equipamentos para alugar, mas o ideal é ter o equipamento básico (máscara, snorkel, nadadeiras e lastro) por uma questão de higiene e para evitar que os equipamentos possam vir a ficar desconfortáveis durante o uso.

Quais são as contra indicações ?
Existem algumas condições médicas que podem contra indicar o mergulho autônomo, mas se você tem boa saúde, não há problemas.

Idade é um problema ?
Não há limite máximo de idade, basta estar bem fisicamente e com boa saúde.

Terminei o curso, que cuidados devo tomar antes de sair para mergulhar ?
Durante o curso você aprende por exemplo, a saber como programar sua saída de mergulho com a completa segurança. Atualmente é possível mergulhar com saídas organizadas por escolas e operadoras de mergulho, ficando bem mais fácil. Além disso é importante manter suas habilidades em dia e você pode fazer isso mergulhando regularmente. Se você está a mais de 6 (seis) meses sem mergulhar,  faça uma revisão antes de mergulhar. Aproveite, e continue ampliando seus conhecimentos com as especialidades disponíveis.

O que são especialidades ?
Cursos de especialidades melhoram as habilidades dos mergulhadores e acrescentam conhecimentos e habilidades ao mergulhador. É a melhor maneira de aprender técnicas diferentes e interessantes, pois você vai contar com a supervisão de um profissional e receberá dicas muito importantes para seu desenvolvimento.

Devo continuar a fazer os demais cursos ?
Sim, fazer outros cursos ajudam a manter o treinamento e habilidades que você já aprendeu. Não é necessário seguir para a linha profissional mas, dentro da linha principal, os cursos até o treinamento de resgate (incluindo primeiros socorros) deveriam ser feitos por todos os mergulhadores, pois acrescenta muitas habilidades, tornando o mergulhador mais confiante e preparado para diferentes situações.

As especialidades vão de encontro com as preferências do aluno, você pode encontrar cursos extremamente técnicos sem precisar ser profissional. Ao mesmo tempo, existem cursos que acrescentam conhecimentos sem grandes exigências físicas e de treinamento.