Cursos de Mergulho

O mergulho recreacional vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente por ser um esporte diferente dos demais, deixando o mergulhador diretamente ligado ao meio ambiente marinho, além da sensação de poder respirar livremente embaixo d’água.

Atualmente, podemos dizer que existem três tipos de mergulho:

Amador – Onde o mergulho é realizado seguindo padrões básicos de segurança, onde mergulhador desce para somente apreciar e/ou registrar através de fotografia submarina ou vídeo, a fauna marinha. Normalmente, os mergulhos são realizados por uma grande faixa etária justamente por não haver perigo ao mergulhador. Além disso, nesses mergulhos, dificilmente o mergulhador efetua a descompressão e/ou ultrapassam os 18m.

Técnico – Nesta categoria, o mergulhador deve possuir uma condição física adequada e principalmente, todo o treinamento correspondente ao tipo de mergulho a ser efetuado. No mergulho técnico, os mergulhos podem ser em naufrágios, profundos e/ou em cavernas, onde muitas vezes utiliza-se misturas diferenciadas.

Profissional – Esta área está diretamente ligada a manutenção de plataformas e/ou estruturas onde a presença do mergulhador é essencial para o funcionamento de uma determinada atividade.

Onde começar

Basicamente, ciente de que está em boas condições de saúde, a pessoa que desejar realizar um curso de mergulho amador, deve procurar uma operadora de mergulho (loja) para se inscrever em um curso de mergulho básico, também conhecido como Open Water.

Atualmente, existem várias entidades responsáveis pela emissão do certificado de mergulho, possuindo estas, padrões pré estabelecidos de ensino, definidos após diversos anos de pesquisa no ramo. Além disso, elas impõem regras básicas para que qualquer curso de mergulho tenha um mínimo de qualidade.

Atualmente no Brasil temos as certificadoras PADI, NAUI, SSI, TDI, IANTD e ADS. Sendo as três primeiras americanas e a última, japonesa, todas com reconhecimento mundial. Após o término do curso, o mergulhador receberá um certificado e poderá mergulhar tranquilamente em qualquer parte do mundo.

Ao buscar por uma operadora para a realização de um curso, verifique o ambiente, atendimento e condições dos equipamentos a serem utilizados no curso. Se possível, verifique a embarcação a ser utilizada para as provas de mar e converse com o instrutor que lhe dará as aulas para que você possa perceber tem facilidade para uma boa interpretação.

No caso dos cursos técnicos, o número de instrutores no Brasil é infinitamente menor quando comparamos com a quantidade instrutores de mergulho autônomo, pois a quantidade de mergulhadores técnicos é bem reduzida, provavelmente, devido ao treinamento que é longo e a quantidade de equipamentos necessários para a prática do mesmo. Neste caso, ao procurar uma operadoras de mergulho para a realização de um curso técnico, verifique o currículo do instrutor que dará as aulas à você e confirme se ele tem conhecimento teórico e prático.

Iniciando o curso

Para iniciar o curso, normalmente as escolas pedem ao aluno que já leve o seu material básico, isto é, máscara, snorkel, nadadeiras e cinto de lastro, pois em qualquer curso sempre você irá utilizá-los e são considerados como parte do equipamento de uso pessoal do mergulhador.

Já com o equipamento básico adquirido, normalmente são ministradas aulas teóricas e práticas em piscina. Após alguns mergulhos em piscina e provas escritas, o mergulhador realizará o que de check-out, ou, saída para o mar para a realização da prova final, onde finalmente o iniciante se torna mergulhador amador.

A partir daí, existem uma série de cursos e especializações que o novo mergulhador poderá realizar, conforme o tipo de mergulho que ele deseja fazer. Atualmente são encontrados diversos cursos como:

Se você quer mergulhar, faça um curso básico e verá que o mergulho não é nenhum bicho de sete cabeças, bastando o pretendente investir em si, seguir as regras, e realizar todos os treinamentos possíveis. Estranhe a diferença de preços entre cursos quando for muito grande.

Principais Cursos

– Mergulho Básico
– Mergulho Avançado
– Primeiros Socorros
– Dive Master
– Assistente de Instrutor
– Instrutor de Mergulho

Especialidades

– Busca e Recuperação
– Computadores de Mergulho
– Fotografia Submarina
– Manutenção de Equipamentos
– Mergulho em Altitude
– Mergulho em Caverna
– Mergulho em Naufrágio
– Mergulho Profundo
– Nitrox
– Roupa Seca
– Vídeo Submarino

Cursos para experientes

– Mergulho em Caverna
– Nitrox Avançado
– Trimix e Trimix Avançado

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.