Dahab – O estabelecimento de um pequeno beduíno

Bem-vindo a Dahab, Sinai !

Um lugar com uma energia especial, um paraíso da paz !

É difícil descrever o que Dahab tem de especial, por atrair tantas pessoas do mundo inteiro.

A primeira vez em que estive em Dahab, estava com meu Pai. Era 1983…

Dahab2Dahab significa “o ouro”, e esta, era a primeira vez que via mar. Um sentimento difícil de descrever, e que permaneceu em minha mente por muito tempo. Fechava meus olhos e via as cores surpreendentes dos recifes e a água azul que se estende pelas montanhas sauditas no outro lado. Não era nenhuma surpresa que quando eu terminei meus estudos, acabara retornando a Dahab.

Ao retornar, Dahab havia se tornado um ponto turístico. Todos que um dia estiveram na região, permaneceram alguns dias ou semanas, dificilmente esqueceram os belíssimos visuais, e com certeza, falarão aos amigos como é a viagem para cá.

Em um determinado dia me perguntei, o que poderia fazer para residir em um local tão belo como este ?  Em que poderia trabalhar ?

Dahab5Em Dahab, era normal trabalhar em bares nas praias ou como taxista, mas quando eu olhava as montanhas e o mar brilhante… Brisa do vento e as estralas à noite…   Ficava difícil me imaginar trabalhando com isso, e acabei encontrando um trabalho mais agradável e ligado diretamente com a natureza.

Em certa ocasião, um amigo me ensinou windsurf e posteriormente, conheci o que pra mim é o outro mundo – o Mergulho. Hoje, tenho quase 5000 mergulhos realizados em todo o Mar Vermelho, e posso dizer que o mergulho em Dahab, tem um estilo diferente.

Mas como assim um mergulho diferente ?

Dahab cresceu em torno de uma vila beduína

Muitas pessoas adquiriram a hospitalidade e natureza dos beduínos, o que tem contribuiu para atrair os primeiros mergulhadores e instrutores a Dahab, e de algum modo, as personalidades dos dois grupos se fundiram. Hoje você encontra diversos beduínos mergulhando e trabalhando para atender os turistas mergulhadores de todo o mundo, e também, encontramos diversos outros mergulhadores que passaram a conviver com o estilo beduíno. É uma mistura diferente, e contribui na disseminação do mergulho para que fique de Dahab6forma informal e maciça.

Mergulhos na costa

Os mergulhos nos recifes de Dahab na sua grande maioria, são realizados ao longo da costa. Alguns dias utilizamos uma embarcação agradável, mas a maioria dos mergulhadores dizem que o melhor, é poder chegar a qualquer hora e mergulhar sem preocupação de horário. Nós mergulhamos quando você quer !

Durante os mergulhos na região, nos deparamos com centenas de dourados, moréias e diversos outros peixes de passagem. Em alguns mergulhos mais avançados, é possível conhecer as cabeças de corais que habitam alguns pontos ao sul.

Dahab1Existem alguns mergulhos mais complexos como Abu Helal, um local com uma entrada e saída complexa quando os ventos estão fortes ou quando a maré está baixa. Abu Helal significa “Baía da Lua Crescente”, mas para mergulhar no local, deve-se deixar rapidamente a baía, passando sobre o crescente jardim de corais.

Aqui você encontrará formações corais conhecidas na região como “Stunning”, que rolam relevo abaixo, trazendo muita vida marinha. Em Abu Telha (Hutts), durante os mergulhos em drift, nos deparamos com diversas formações rochosas, corais maciços, peixes napoleão e atuns, onde a profundidade média gira em torno dos 25m.

Para os aficionados em mergulho técnico, existe uma garganta em Abu Helal muito interessante.

Formações únicas, é o ingrediente mágico da região. Lugares como Canyon, Bells e Blue Hole são legendários. A cada ano, grupos e mais grupos de mergulhadores chegam à região para conhecer esses locais.

O Canyon

É a classe A do mergulho, tanto para recreacionais como para os mergulhadores técnicos.

O mergulho é realizado em um pequeno conduto de 30m de comprimento, onde os mergulhadores podem apreciar as moréias gigantes, com dezenas de tipos de corais à sua volta. Durante a lua cheia, o mergulho é inesquecível, onde normalmente apreciamos posteriormente, um jantar beduíno com as estrelas no céu.

Dahab8Blue Hole

Sem dúvida nenhuma, um dos pontos de mergulho mais conhecidos em todo o mundo. Com forma de um arco, nada mais é, do que um túnel que sai no mar aos 56m de profundidade. Ideal para os mergulhadores técnicos. Normalmente nos deparamos com polvos, moréias e dezenas de arraias e barracudas em geral.

The Small Things

Cavalos marinhos, peixes raros como o Piperfish e os jardins das enguias, são para os fotógrafos submarinos um paraíso. Algumas espécies raras são encontradas em Desert Divers Bay, que é um banco de corais conhecidos na região.

Em Eel Garden, mais para o interior do golfo, encontramos habitats perfeitos de colônias de enguias, muito comuns no Mar Vermelho, mas deve-se tomar cuidado com as correntes no local, principalmente quando há ventos fortes no local.

Aventura ! Aventura ! Aventura !

É o que os instrutores dizem sobre os mergulhos em Dahab. Aqui, para aqueles que amam a natureza, é possível curtir todos os tipos de mergulhos.

O safári mais famoso é o Camel Diving Safaris. Uma aventura única !

Usamos os camelos para alcançar locais remotos ao norte e sul de Dahab, como o Gabr El Bint e Ras Abu Galoum. Caminhando 1h de camelo, você pode mergulhar em jardins de corais, habitados por polvos, tartarugas, dentre outros. Uma diversidade fantástica !!!

Dahab7Nos mergulhos em Dahab você pode ter grandes emoções, como o encontro com tubarões, arraias mantas e golfinhos.

Ainda hoje, Dahab cresceu pouco. A região já recebeu diversas gerações de viajantes, pescadores beduínos, hippies e aqueles que preferem realizar caminhadas, e há uma mistura bonita de todos estes povos em Dahab. Posso dizer que a região foi realmente descoberta nos últimos 5 anos, e a cada ano, cresce o número de visitantes interessados em conhecer a região.

Algumas pessoas chegaram aqui sem nada, e agora, estão morando e trabalhando aqui. Uma vez que você venha a Dahab, é difícil querer ir embora. As diferenças culturais e o espírito de mente aberta, fazem com que você passe a compartilhar experiências e aprender coisas novas. Após 15 anos morando em Dahab, posso dizer que há uma conexão boa do mundo em Dahab, e esta é uma coisa muito importante nestes dias.

Com minha saída da vida nômade e a minha vinda à Dahab, meu sonho é só mergulhar e conhecer todos os pontos de mergulho no Sinai. Sou feliz e dou as boas-vindas aos meus amigos que vierem conhecer Dahab e o Sinai.

Said Khedr

Nasceu em uma tribo beduína de Aleghat, e foi o primeiro beduíno a trabalhar com o mergulho na região.

Ao conhecer o mar de perto, se apaixonou pela vida marinha e atualmente atua na operadora Desert Divers Dahab, que é PADI Gold Resort e AIDA Freediving Center.