Deco Marker – Seu uso deveria ser obrigatório !

Foto: Clécio Mayrink

O Deco Marker é um sinalizador de grande importância para o mergulho, pois ele permite uma visualização melhor do mergulhador na superfície pela equipe embarcada, facilitando assim, a localização e a identificação de algum problema, além de um resgate mais rápido do mergulhador em apuros.

O grande problema, é que esse equipamento não é utilizado pela maioria dos mergulhadores, talvez, pela falta de conhecimento quanto ao que ele pode proporcionar.

Recentemente constatei uma situação que só reforça a minha tese de que todo mergulhador deveria portar um Deco Marker em sua configuração de equipamentos… e explico…

O cenário

O local era uma ilha distante da costa, com profundidade média entre 12 e 40m e que recebe eventualmente fortes correntes, podendo pegar os desavisados de surpresa e fazer com que o mergulhador fique à deriva.

Havia retornado do segundo mergulho e todos à bordo estavam se aprontando para o regresso até a marina. Nesse meio tempo, avistei algo na face norte da ilha aflorando na superfície, próximo a espuma oriunda do choque da água salgada com as rochas.

No primeiro instante, havia uma dúvida se era um snorkel ou uma galha de tubarão.

Algum tempo depois, percebemos que era um mergulhador na superfície, e que aparentemente, não demonstrava sinais de stress e/ou situação de emergência. Após algum tempo, percebemos que ele tentava nadar em direção a outra embarcação de mergulho, que posteriormente, lançou um cabo com uma bóia na tentativa de auxiliá-lo em seu retorno, mas infelizmente, o cabo não chegava ao mergulhador.

Cientes de que havia uma corrente fraca no local e que o mergulhador estava sendo levado aos poucos para direção contrária, ligamos o barco e fomos buscar o mergulhador. Alcançamos o mesmo e o levamos até a outra embarcação que aguardava os demais.

O mergulhador teve problemas para compensar e pra piorar a situação, havia perdido uma de suas nadadeiras. Em virtude desses problemas, ele tentava regressar a embarcação de mergulho usando apenas uma nadadeira, apesar da corrente fraca no local. Obviamente, ele não conseguiu e o resgate foi necessário.

Sua dupla havia prosseguido com os demais no mergulho, e não procedeu como deveria… retornar à superfície e procurar seu dupla sumido.

Riscos e erros nos procedimentos

Felizmente não ocorreu nada de grave, mas poderia…

A pessoa que estava na outra embarcação demorou para avistar o mergulhador na superfície. Pelo tempo que passou, se a corrente aumentasse sua força repentinamente, certamente o mergulhador não seria avistado e iria ser levado para o lado de fora da ilha, ficando fora do alcance visual da equipe da embarcação

O mergulhador agiu calmamente e em nenhum momento se preocupou em sinalizar para as pessoas embarcadas, de que estava na superfície tentando sair de uma situação não prevista.

O dupla simplesmente perdeu seu amigo durante o mergulho e não regressou para saber o que ocorreu.

Resumo

É claro que usar um Deco Marker não soluciona todos os problemas, mas certamente, daria um auxílio grande numa situação dessas.

No dia em questão haviam algumas ondulações, e por diversas vezes, não conseguíamos avistar o mergulhador na superfície. Se ele estivesse usando o Deco Marker, teríamos uma visão melhor do local onde se encontrava e saberíamos de cara, que ele precisava de auxílio.

Estou sendo exagerado ?

Talvez sim ou talvez não. O fato é, infelizmente houveram alguns incidentes onde os mergulhadores foram pegos por correntes e nunca mais apareceram, e não podemos simplesmente ignorar isso e achar que tudo está sempre tranquilo demais.

Na situação relatada acima há vários erros de procedimentos, porém, é mais um exemplo de que os mergulhadores deveriam contemplar em seu equipamento básico, o Deco Marker. Além disso, também deveriam ser instruídos a usarem esse equipamento em situações anormais, como foi o caso acima.

Será que os cursos básicos já não deveriam contemplar o uso do Deco Marker ?

Na minha opinião, acho que sim, e sempre recomendo a todos para comprarem e utilizzarem esse equipamento, pois segurança a mais nunca é demais !

Já fui esquecido e fiquei perdido no alto-mar, e só quem passa por situações como essas, sabem o real valor que um Deco Marker pode trazer em benefício de um mergulho mais seguro.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.