Destroyer e Piratini – Um passado histórico

Apesar de pequena, a Suécia fez parte de nossa história no que diz respeito ao estado brasileiro de Santa Catarina. Um fato marcou a história naval militar. Um comandante sueco mostrou que um torpedeiro poderia tirar de ação, um cruzador blindado, também conhecido como encouraçado. Tanto os encouraçados quanto os destróieres, tinham contribuição definitiva do engenheiro John Ericsson.

A história começa na Guerra Civil dos Estados Unidos, onde em 8 de março de 1862, o encouraçado sulista Merrimac atacou a Frota do Norte, afundando com abalroamento e tiros. No dia seguinte, quando o Merrimac atacou novamente, a Frota Nortista tinha seu próprio encouraçado, o tão famoso Monitor.

Ao contrário do Merrimac, o Monitor era de menor porte e difícil de acertar. Dificilmente operava com mar agitado e as grandes travessias eram realizadas através de reboque por navios maiores. Navegava semi-submerso, onde sua tática, era realizar uma aproximação do inimigo e afundá-lo, mantendo-se acima apenas 45cm do nível do mar suas obras mortas.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Piratini

Ficha técnica do navio brasileiro que naufragou em janeiro de 1894, na aía de Todos os Santos - Salvador.