Dois possíveis novos pontos de mergulho ?

Laje de Santos com 30m de visibilidade na maré roxa - Foto: Clécio Mayrink

Esse ano a costa sudeste do Brasil recebeu a maré roxa novamente, fenômeno que ocorre na costa dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a corrente do Brasil se aproxima muito da costa, trazendo águas claras e bem mais quentes.

Quem teve a possibilidade de mergulhar entre os meses de dezembro e janeiro, certamente pôde perceber águas mais transparentes e extremamente quentes. Na Laje de Santos, por exemplo, teve dias onde a temperatura do mar alcançou os 28°C na superfície e 26°C no fundo.

Com essa água mais clara, o pessoal da DigitalGlobe, empresa que atua na área de sensoriamento remoto e que cede as imagens para o Google Earth, foi capaz de captar belas imagens de satélite da nossa costa, mostrando águas transparentes nas praias.

Analisando as últimas imagens, detectamos dois alvos bem interessantes como possíveis pontos de mergulho, sendo um deles na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e outro entre Jaconé e Saquarema, também no Rio de Janeiro.

Possível ponto de mergulho na Praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro – Foto: DigitalGlobe.

O primeiro está bem próximo à Avenida do Pepê, e a imagem de satélite nos passa a percepção de que há uma laje rochosa distante apenas 150m da praia, no GPS 23° 1,054″ S / 43° 18,437″ W.

Fazendo a medição, seria uma laje com 120m² aproximadamente e desconhecida pelos mergulhadores.

Quanto ao segundo ponto, ele fica entre Jaconé e Saquarema, e a foto mostra uma área com 30m² aproximadamente. Analisando fotos mais antigas, é possível confirmar que há alguma coisa no local.

A localização GPS é 22° 55,989″ S / 42° 34,479″ W aproximadamente.

Quem puder fazer uma visita nesses locais, seria de grande valia, pois seria possível confirmar se há algo bonito de se ver ou apenas uma formação de rochosa.

Fica aí a dica.

Segundo ponto entre Jaconé e Saquarema no Rio de Janeiro – Foto: DigitalGlobe
Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.