Entrevista: Dr. Cristiano Passos Alonso

Quais foram os motivos para a construção e disponibilização de uma câmera hiperbárica em Cabo Frio ?
Basicamente a possibilidade de fornecer a população de toda a região dos lagos a Oxigenoterapia Hiperbárica, que é uma modalidade terapêutica em que se utiliza a respiração de oxigênio puro sob uma pressão maior que a pressão atmosférica e com isso tendo um potente estímulo a cicatrização entre outros efeitos.

Uma das grandes indicações da Oxigenoterapia Hiperbárica é tratamento de feridas dos pacientes diabéticos. Além disso, a implantação deste tipo de equipamento em Cabo Frio, visa o grande número de mergulhos recreativos e a quantidade de operadoras de mergulhos nesta região.

Camara-CaboFrio1Quando a câmara foi inaugurada e quais são suas características básicas ?
A OH Lagos foi inaugurada no dia 5 de março de 2008. Nossa câmara é uma Seaway Diver configurada para 07 pacientes sentados ou 05 pacientes sentados com dois deitados em macas. É um equipamento de uso médico. Este equipamento é a única câmara multiplace no país com registro na ANVISA.

Ou seja, um equipamento altamente seguro e com redundância em seus sistemas de válvulas, tanto para compressão como para descompressão. Além disso, dispomos de um reservatório de oxigênio líquido e um sistema de back-up com cilindros de oxigênio e ar comprimido, garantindo assim, a continuidade no tratamento em caso de falha dos sistemas principais.

A OH Lagos possui também um consultório médico, uma sala para curativos e uma sala para emergências que conta com suporte avançado de vida (respirador, cardiodesfibrilador bifásico com monitor cardíaco, oxímetro de pulso entre outros) além de vestiários e sala de espera garantindo assim segurança e conforto aos nossos pacientes.

Quanto foi investido neste equipamento e em treinamento para a operação desta câmara ?
Camara-CaboFrio2Nosso investimento entre aquisição da câmara e os equipamentos, construção civil e treinamento de pessoal ficou em torno de R$ 850.000.

Que tipos de tratamentos ela poderá atender ?
Podemos atender a todas as indicações formais de Oxigenoterapia Hiperbárica. Por exemplo: pé diabético, lesões por esmagamento, infecções necrosantes de partes moles, osteomielites crônicas entre outras. Com relação ao mergulho, nossa câmara tem profundidade máxima de trabalho de aproximadamente 45m, o que nos permite atender aos acidentes de mergulho recreacional raso. Tabelas 5 e 6 da marinha americana.

Quantas pessoas estão envolvidas no uso deste equipamento ?
Nossa equipe é composta de: 2 médicos hiperbaristas, 1 cirurgião vascular, 1 cirurgião geral, 1 enfermeira e 2 técnicos de enfermagem.

Vocês cogitam utilizar este equipamento para a execução de cursos de medicina hiperbárica ?
Em medicina hiperbárica inicialmente não. Mas pensamos em trabalhar e disponibilizar nossa câmara as operadoras e cursos de mergulho para que aulas e testes possam ser realizados. Imaginem uma aula antes do batismo no mar ser realizado com a segurança da câmara Camara-CaboFrio3hiperbárica onde o aluno vai poder sentir realmente as variações de pressão e treinar as manobras de compensação que ele precisará realizar para o seu futuro mergulho no mar…

Vocês já atendem aos conveniados da DAN ?
Já começamos os primeiros contatos onde estamos informando as características do nosso equipamento e dos médicos. Temos todo o interesse em firmar uma grande parceria com a DAN e assim que possível, estarmos à disposição dela.

Que operadoras de mergulho já estão como parceiros ?
Algumas operadoras estiveram na inauguração da OH Lagos e se mostraram muito interessadas. As parcerias ainda não foram fechadas mas já existe um importante interesse mútuo.

E como um interessado pode obter mais informações ?
Através do telefone (22) 2648-0878.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.