Entrevista: Dr. Gabriel Ganme

Há quanto anos você atua como médico e qual é a sua formação ?
Me formei em dezembro de 1984 e conclui residência em pediatria em março de 1987. Fiz meu treinamento em medicina subaquática e hiperbárica em 1988. Conclui duas pós-graduações em medicina esportiva, pelo CEFIT e pela Escola Paulista da Medicina. Na Inglaterra, fiz treinamento em Expedition and Wilderness Medicine.

E no mercado de mergulho ?
Mergulho desde 1984. Me formei instrutor PADI em 1987 e Course Director em 1990. Depois me formei DAN instructor trainer em 1991 (apenas oxygen provider, que era o que existia), e assim por diante. Fui instrutor de mergulho em cavernas pela NSS / CDS, e instructor sponsor (trainer). Além disso, fui trainer TDI e IANTD de diversas modalidades de mergulho técnico.

Recentemente você abriu uma nova clínica. Como se chama e quais os objetivos principais ?
A clínica se chama “Clinica de Medicina Esportiva e Mergulho Gabriel Ganme”. Os objetivos principais incluem:

  • Check-up e orientação completa de pessoas que queiram ou já praticam exercícios;
     
  • Usar o exercício como parte do arsenal terapêutico na prevenção e tratamento de diversas condições;
     
  • Orientar os praticantes dos esportes de aventura, especialmente em condições climáticas adversas, como neve, altitude e etc;
     
  • Check-up e orientação de mergulhadores, inclusive, na melhora da sua performance de mergulho;
     
  • Orientação nutricional e perda de peso.

Aconteceu algum fato que o levasse a investir nesse novo projeto ?
Nas diversas viagens que conduzia, tanto de mergulho como de esqui e snowboard, presenciei e tratei uma série de condições, Muitas das quais, poderiam ser prevenidas. Além disto, tive algumas condições ortopédicas por práticas esportivas inapropriadas, e quero ajudar a evitar que pessoas trilhem estes caminhos.

A clínica é destinada apenas aos mergulhadores ou qualquer esportista em outras áreas ?
Na verdade qualquer pessoa interessada em praticar exercícios ou esportes, fazer um check-up geral, e receber orientação na manutenção da boa saúde através do exercício. Além disto, recebo muitos pacientes que irão se expor as grandes altitudes, e ambientes muito diferentes, e faço este tipo de orientação.

De quanto em quanto tempo você recomenda um check-up aos mergulhadores ?
Mergulhadores e quaisquer esportistas deveriam fazer um check-up anual, e até com mais frequência, se apresentarem alguma condição especial. Uma coisa que esquecemos é que nosso corpo muda e envelhecemos. Precisamos fazer isto com sabedoria e prevenção.

No caso do mergulhador técnico, esse prazo se altera ?
Na minha ótica, não, a não ser que tenha ocorrido algum evento que gerem dúvidas.

Normalmente, em quanto tempo um mergulhador consegue realizar um check-up completo e ter um parecer quanto sua aptidão física ?
Depende da idade do paciente, mas se o mesmo estiver realmente interessado e fizer os exames solicitados, quando necessários, em alguns poucos dias. Agora, cada caso é um caso. Atendi um paciente tratado de doença coronária, e apesar dele aparentar ter seus problemas resolvidos, um exame apresentou resultados alterados e precisou de exames adicionais.

Caso seja identificado algum tipo de doença no mergulhador, a clínica realiza algum tipo de acompanhamento ao paciente ?
Sem dúvida, especialmente nas condições causadas pelo mergulho e condições clínicas comuns. Agora, outro dia, pedi um teste ergométrico de controle para um paciente. O teste estava alterado, e depois de uma série adicional e diagnóstico mais preciso, encaminhei o paciente para um cardiologista, mas sigo cuidando da dietética e exercícios do mesmo.

Como o interessado pode agendar uma consulta ?
Basta ligar para (11) 5051-1913 ou enviar um e-mail para secretaria@gabrielganme.com.br .

Em caso de dúvidas médicas, pode enviar um e-mail para gabriel@gabrielganme.com.br  ou acessar nosso grupo de discussão no Facebook

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.