Entrevista: Fábio Freitas

Quais são os objetivos desta nova associação ?

Inicialmente é importante disseminarmos a cultura preservacionista do ambiente marinho, através da publicação de imagens que retratem a beleza do mundo subaquático conscientizando a todos da importância de cuidarmos e preservamos nossos oceanos.

ABISUBTemos também como premissa disseminar informações dos interesses dos seus associados, promovendo a realização de seminários e encontros, buscando sempre o compartilhamento dos conhecimentos entre os nossos membros, seja fotografo iniciante ou com experiência.

A ABISUB também tem como finalidade coordenar e realizar campeonatos estaduais e nacionais de fotografia e videografia subaquática, permitindo através destas atividades e competições, a melhoria contínua da arte e da qualidade dos fotógrafos e videógrafos brasileiros

Quais foram as principais razões para a criação dela ?

A ABISUB foi criada com a intenção de que todas as pessoas que gostam de fotografia e videografia subaquática, possam ter oportunidades de trocar experiências e aprender uns com outros. Por exemplo, podemos citar a criação de uma categoria iniciante nos nossos eventos, o que demonstra que a ABISUB veio para integrar todos os níveis de fotógrafos, e também pessoas que não fotografam, mas que gostam de fotografia e queiram participar.

Como funciona a coordenação da associação ?

A ABISUB é formada por um Conselho Diretor constituído pelos seguintes membros:

  • Fábio Freitas
  • Bernardo Mello
  • Álvaro Velloso
  • Noeli Ribeiro
  • Áthila Bertoncini
  • Carlos Montechi

Além de um Conselho Fiscal com os seguintes membros:

  • Ulisses Turati
  • Antônio Tanuto
  • Augusto Valente

É verdade que recentemente vocês promoveram um campeonato de fotografia submarina em Angra dos Reis ?

Sim, nosso primeiro evento aconteceu em Angra dos Reis, entre os dias 10 e 12 de outubro, chamado de “Shootout de Fotosub 2015”, contrando com a participação de fotógrafos de várias partes do Brasil.

Tivemos também, palestras ministradas pelos fotógrafos subaquáticos:

João Paulo Cauduro Filho (Fotografia Subaquática para Competição – O que devemos saber ?) e Carlos Montechi (Fotografia Subaquática – Como fotografar o Misterioso Mundo submerso ?  Equipamento, técnica e composição), sendo um grande aprendizado para todos que estiveram presentes durante o evento.

Participaram do evento 27 fotógrafos divididos em duas categorias: Master e Iniciante, além de 15 assistentes. As equipes foram compostas por um fotógrafo master que orientou o fotografo iniciante, cumprindo o objetivo deste encontro que foi promover a troca de experiências e conhecimentos entre os fotógrafos subaquáticos participantes, num clima de confraternização e participação de todos os envolvidos, iniciantes e experientes.

Resultado do Shootout Angra 2015:

Vendedores por categoria:

Categoria Master Grande Angular CloseUp Peixe
1°  Fábio Freitas 1°  Fábio Freitas 1°  Fábio Freitas
2°  Roberto Formiga 2°  Augusto Valente 2°  Marcelo Prim
3°  Noeli Ribeiro 3°  Bernardo Mello 3°  Flávia Dalla Santa

 


Classificação Final Master
Campeão:        Fábio Freitas
Vice Campeão: Roberto Formiga
3°  Colocado:   Augusto Valente

 

Resultado por equipes

Inicianes + Master

Campeã Vice Campeã Terceira Colocada
Fábio Freitas Fabio Ludmer Flávia Dalla Santa
Flávia Mergulhão Mauricio Algaba Fernanda Saldanha
Erika Beux Jorge Louzada Luciana Perez
Fabiana Medeiros Vanessa Louzada Márcia Tancredi

 

Atualmente a nova associação conta com quantos participantes ?

A associação foi fundada contando com 22 fundadores que elegeram a primeira diretoria para um mandato de dois anos, mas estamos no início de nossa estruturação jurídica e temos como meta associar todos os fotógrafos, e amantes da fotografia e videografia subaquática.

Onde a ABISUB está sediada e como os interessados podem obter mais informações ou entrar em contato ?

A associação está sediada em São Paulo, mas todo o contato pode ser feito através de nosso site www.abisub.com.br ou através de nossa página no Facebook.

A associação possui três categorias de associados:

Efetivos: indivíduos, em território nacional, que tenham por objetivo a prática as atividades de fotografia e videografia subaquática;

Colaboradores: indivíduos que ainda que não praticam a fotografia ou videografia subaquáticas, mas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da mesma, e que se disponham a cooperar com a ABISUB, aportando conhecimentos específicos, de interesse comunitário;

Honorários: indivíduos de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que se relacionem com os ramos de fotografia e videografia subaquática, bem como as pessoas físicas, que se distingam por relevantes serviços prestados à fotografia e ou videografia subaquática.

Pelo site é possível um interessado se associar ?

O interessado em participar da ABISUB, pode nos enviar pelo site, todos os seus dados e contatos, e enviaremos um formulário de associação.

É preciso pagar alguma taxa ?

Como qualquer associação a ABISUB precisa de recursos para suas atividades, e para este fim, será cobrado dos associados uma taxa anual de contribuição social. A participação no quadro de associados permite o acesso a benefícios e descontos que os não associados não possuem.

ABISUB promove em novembro o “Prime de Fotosub 2015” (20 de novembro a 20 de dezembro), onde o envio das fotos será on-line e somente fotografias subaquáticas registradas no Brasil poderão ser submetidas.

Será um classificatório para o Campeonato Nacional de Fotosub 2016.

Mais informações sobre esta e outras competições, regulamentos e inscrição, no próprio site da ABISUB ou em nossa página do Facebook.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.