Entrevista: Lászlo Mocsári

Foto: Clécio Mayrink

Lászlo, qual a sua formação na carreira profissional e na área de mergulho ?
Instrutor PADI, SSI e PDIC, Mergulhador profissional há mais de 30 anos.

Há quantos você mergulha com rebreather e que motivos o levaram a usar esse equipamento ?
CCRO2 (Rebreather de O2) há mais de 25 anos e CCRs com misturas há mais de 3 anos

Você recentemente lançou um livro sobre rebreathers. Quais são os pontos abordados nesta publicação ?
São 18 capítulos que falam desde os aspectos históricos, até dicas e macetes. Falo do conceito e classificação dos rebreathers, do princípio da absorção do CO2, da montagem da unidade, do check-list, dos primeiros passos para usar o aparelho, procedimentos de urgência, cuidados no desmonte e acondicionamento, dentre outros.

Com o seu know how na área médica, podemos dizer que isso contribuiu no seu conhecimento avançado no uso de rebreathers ?
Sem dúvida. Sou anestesiologista, intensivista e tenho formação em Medicina hiperbárica. Uso rebreathers diariamente em anestesiologia, sistemas ventilatórios de circuito fechado e semi-fechado, são empregados para economizar anestésicos. Por incrível que pareça a dinâmica de gases usados em anestesiologia é muito parecida com a do mergulho

Quanto tempo você levou para produzir o livro ?
No total, 8 meses. Já estou trabalhando no volume 2. Tenho já 3 capítulos prontos, assim como, a tradução para o inglês.

Lendo o livro, percebi que você teve a preocupação de ilustrar muito bem os tópicos abordados. Aproximadamente, quantas imagens foram adicionadas ao livro ?
São 330 gravuras. A maioria das ilustrações foi eu mesmo que fiz, assim com muitas fotos.

Como um mergulhador deve proceder para adquirir uma edição ?
Algumas lojas e operadoras de mergulho já dispõem para a venda, pois estou distribuindo para muita delas. Estou vendendo também pela internet, bastando enviar um e-mail para  laszlomocsari@gmail.com , e solicitar a compra, e prontamente enviarei um exemplar.

Comentários do Editor

O livro é realmente uma das melhores obras sobre mergulho que já obtive. Textos colocados de forma clara, fotos muito bem ilustradas, e a forma com que essa publicação fora produzida, realmente fazem desta publicação, a referência sobre rebreathers no Brasil. Certamente é indicada para aqueles que já mergulham com rebreathers ou aos pretendentes ao uso deste equipamento.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.