Entrevista: Lecir Riodades

Lecir é proprietário da operadora Amazon Scuba, de Belém do Pará, e instrutor Open Water e especialista pela PADI.

Entrevista

Como e quando você entrou para o mergulho ?
Comecei a mergulhar em janeiro de 2004, quando fiz o curso básico pela CMAS. Nesse momento, percebi a carência que o mercado paraense possuía para o mergulho recreativo e desde então “entrei de cabeça” sempre visando a profissionalização.  Fiz em Fortaleza os cursos de Avançado e Primeiros Socorros, bem como Rescue Diver, e Dive Master e Instrutor em São Paulo, todos pela PADI.

Quando a Amazon Scuba foi criada, e quais foram as principais dificuldades ?
A Amazon Scuba foi criada desde meu curso básico, inicialmente seria Amazon Divers e um dia antes de rodar folders para divulgação, descobri que já existia uma operadora em Manaus com esse nome. A segunda opção era Amazon Scuba. Quando fui fazer o exame para Instrutor, em Paraty, no Rio de Janeiro, em outubro de 2005, já tinha uma turma montada para dezembro, quando oficializamos nossa criação.

As dificuldades foram as mesmas dos mercados em expansão, como formação de uma boa equipe, demanda reprimida, investimento escasso para aquisição de equipamentos e principalmente, o paradigma que deve ser quebrado sobre mergulho recreativo em água doce em relação ao mar aberto. Mergulhadores inexperientes costumam acreditar que o mergulho em mar aberto é melhor, tal comparação não tem como ser feita, pois são atividades distintas em visibilidade, fauna e flora, o que procuramos mostrar na prática levando os mesmos para mergulhar em água doce e salgada.

Atualmente, a operadora de vocês conta com equipamentos próprios para oferecer cursos e saídas de mergulho ?
Sim, contamos atualmente com equipamentos suficientes para atender a demanda e realizamos saídas regulares entre os check-outs para Capanema, bem como expedições para Tucuruí e Santarém.

Quais são os pontos de mergulho utilizados por vocês não região ?
Mergulhamos em Capanema, nas jazidas de extração de calcário onde fazemos os check-outs, Tucurruí onde existe a hidroelétrica, Alter-do-chão em Santarém e no Rio Xingú.

Vocês ainda buscam por mais locais de mergulho ?
Sim, estamos constantemente em busca de novos pontos principalmente em mar aberto onde dispomos de boa visibilidade a partir de 3 horas de navegação, pois o Rio Amazonas “suja” bastante nosso litoral e as correntes marítimas são muito fortes. Por enquanto só encontramos areia.

Quais são as condições de mergulho na região ?
Os mergulhos são realizados em lagos ou rios, onde a visibilidade gira em torno dos 6 a 8m no máximo. Solo com bastante sedimentos, fauna e flora bastante exótica, (sucuris, jacarés e peixes de água doce) e acima de tudo, muita improvisação, com toda segurança é claro, características do pioneirismo.

Durante os mergulhos, quais são as características que mais chamam a atenção dos mergulhadores ?
A fauna e a flora exótica, incomparável com a do mar aberto. É comum mergulhadores experientes que não tem medo algum de mergulhar com tubarões e outros animais marinhos, abortarem um mergulho em água doce quando vêem uma cobra, jacaré, pirarucú, peixe-boi ou tucunaré.

Além do mergulho, o que mais o mergulhador pode fazer como turismo na região ?
Todas as cidades citadas anteriormente possuem um potencial latente para o ecoturismo que está começando a ser explorado, mas sem dúvida os passeios de barco por igarapés, praias de água doce e a floresta amazônica são um atrativo ímpar da nossa região. Além disso, as comidas típicas muitas vezes degustadas em restaurantes a beira dos rios após um passeio de lancha, ou melhor, após um excelente mergulho com pirarucús, tucunarés e outros peixes em floresta submersa.

Além da capital, os maiores municípios (como Santarém, Tucuruí, Paragominas e outros), possuem uma boa infraestrutura para o turismo como hotéis, pousadas e lazer.

Para mais informações recomendo acessar o site da Paratur.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.