Entrevista: Malú Ezipato e Paulo Amorim

O que é a lista Dive-Net e quando ela foi criada ?
A Dive-Net hoje é uma lista de discussão voltada exclusivamente ao mercado do mergulho, tendo entre seus assinantes centenas de mergulhadores, dos mais variados níveis de todas as certificadoras, instrutores, divemasters, operadoras, escolas de mergulho reais e virtuais, formadores de opinião, enfim, de tudo um pouco.

Ela foi criada em setembro de 1999. Inicialmente era uma lista em que se falava não apenas de mergulho, mas também de baladas, brincadeiras, etc. Na metade de 2001, com a entrada de outros mergulhadores que encontraram a Dive-Net navegando na rede, tivemos que decidir se ela iria ser realmente uma lista séria de mergulho ou se ia continuar sendo a lista de discussão e brincadeiras de um grupo de amigos. Acho que a decisão foi acertada.

O que levou à criação da Lista ?
Esse grupo de amigos, que sempre viajava e mergulhava junto, costumava comentar os acontecimentos das viagens. Com o crescimento dessa “comunidade”, os e-mails começaram a ter uma “tripa” de destinatários, o que dificultava o uso do e-mail e criava mensagens com mais linhas de endereços do que de mensagem propriamente dita. A Dive-Net apareceu como um facilitador nessa comunicação, mas o grande barato é que inicialmente ela não tinha nenhuma pretensão de se tornar o que é hoje.

Quais são os objetivos da lista Dive-Net ?
O objetivo principal é manter os assinantes informados quanto às novidades do mercado de mergulho, acontecimentos importantes, eventos, etc, e também ser uma espécie de fórum onde qualquer mergulhador, seja experiente ou iniciante, possa colocar suas questões para que sejam discutidas e respondidas pelos demais membros da lista. Muitas vezes essas dúvidas acabam virando polêmicas, ou discussões, mas sempre com um bom nível e com apresentação de argumentos de lado a lado, sempre com a finalidade de esclarecer e trazer mais conhecimento a toda comunidade.

As questões colocadas podem variar de uma simples dúvida quanto a um procedimento médico em caso de acidente com animais marinhos, até questões quanto à qualidade do mergulho em qualquer lugar do planeta, passando por avaliação de equipamentos, etc.

A lista já beneficiou algum mergulhador quanto algum tipo de problema específico ?
Já houve caso tanto de mergulhadores beneficiados por conduta não adequada de empresas, assim como empresas se defendendo de mergulhadores mal intencionados. Uma das grandes qualidades da lista é a sua imparcialidade, pois os moderadores estão sempre atentos a qualquer mensagem que possa prejudicar a imagem de terceiros e, neste caso, primeiro é feita uma verificação sobre a mensagem inicial, para que a mesma contenha todos os nomes e detalhes do que está sendo reclamado.

Em seguida, esta mensagem é encaminhada aos terceiros citados (quando os mesmos não são participantes da lista) para que possam utilizar o mesmo espaço para dar sua versão dos fatos e explicar o ocorrido. Desta forma, todos os membros da lista podem ler e analisar todos os lados da história e tirar suas próprias conclusões.

Vocês a vêem como um canal de comunicação ?
Sim, com certeza. Com 870 membros hoje, de vários estados e com membros até em outros países, a Dive-Net se transformou em um dos principais canais de comunicação entre mergulhadores de todo o Brasil.

Sabemos que existem diversas outras listas sobre mergulho, mas quais pontos seria o seu diferencial ?
Além do seu tamanho e abrangência, a grande vantagem que vejo na Dive-Net é que nela se discute um pouco de tudo: cursos, procedimentos, acidentes, naufrágios, foto-sub, biologia… Desde 1999 foram surgindo várias outras listas semelhantes, algumas apenas de amigos que queriam discutir outros assuntos além do mergulho (como a própria Dive-Net era antes), outras sobre assuntos específicos (naufrágio, foto-sub, etc).

Qualquer assunto pode ser encaminhado à lista ou ela é destinada ao recreacional ou técnico ?
Qualquer mensagem referente ao mundo do mergulho pode ser encaminhada à lista. Não existe qualquer tipo de censura, a não ser em casos de agressão gratuita ou mensagens com palavras de baixo nível. Neste caso, as mensagens são devolvidas pelos moderadores ou simplesmente apagadas. A moderação evita também que aproveitadores enviem mensagens com propaganda não autorizada ou com assuntos que não sejam sobre mergulho. Quem não se adequa às regras é banido da lista. Propagandas são permitidas pelas empresas participantes, desde que não excedam a quantidade de uma mensagem por assunto, por semana.

Qual é a média de mensagens trocadas mensalmente ?
A lista tem em média 866 membros ativos, mas esse número varia um pouco devido à rotatividade. A média de mensagens girou em torno de 600/mês no ano de 2005.

O que vocês esperam do futuro da Dive-Net ?   O que mais será oferecido aos assinantes ?
Estamos em processo final de registro de marca e patente da Dive-Net, que incluirá uma nova identidade visual. Num futuro próximo, pretendemos mudar o formato da lista para que ela se transforme realmente num fórum de discussões, dividido por assunto. Como já foi comentado, atualmente existem várias listas para diversos assuntos relacionados com o mergulho, específicas em cada assunto. Nossa idéia é que a Dive-Net mantenha o que existe hoje, com discussões sobre diversos assuntos sobre mergulho, passando por todas as especialidades, curiosidades e tal. Haverá uma área onde serão discutidos assuntos de mergulho básico, outra de naufrágios, outra de fotografia, caverna, profundo e por aí vai. Para cada tema, uma área específica.

Também estão previstas áreas para log de mergulhos, programação de eventos (mergulhos, por exemplo), e também para fotos. Também estamos pensando em criar produtos com a logomarca da Dive-Net e até mesmo associação com empresas buscando vantagens para o pessoal da lista. Mas tudo isso está sendo muito bem pensado e planejado, pois a intenção principal é que possamos continuar a atender nossos assinantes da melhor forma possível.

O que o mergulhador deve fazer para entrar para a Dive-Net ?
Bom, ele pode enviar uma solicitação diretamente ao YahooGrupos, onde a lista está hospedada hoje. Basta enviar um e-mail em branco para dive-net-subscribe@yahoogrupos.com.br .

Ou ele pode enviar uma mensagem aos moderadores, através do endereço dive-net-owner@yahoogrupos.com.br

Para se cadastrar diretamente na nossa página, através do endereço  www.divenet.com.br . A página estará em breve, disponível em um outro endereço, com muitas novidades.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.