Entrevista: Marcus Werneck

Atualmente na certificadora SSI Brasil, ele fala sobre sua entrada nesta certificadora, planos e o que ocorreu para a sua saída da PDIC Brasil.

Entrevista

Marcus, há quantos anos você mergulha e o que o levou a ingressar neste esporte ?
Eu fiz meu primeiro curso de mergulho com o Sergio Costa no YG – Centro de atividades Subaquáticos em maio de 1982.

Você criou e desenvolveu a PDIC Brasil. O que de fato ocorreu, para que você deixasse a PDIC ?
Basicamente foi uma decisão unilateral da PDIC Internacional, que mudou de comando após a morte do Frank Murphy há dois anos atrás. Depois da morte dele muito dos líderes e instrutores PDIC no mundo gostariam de ver o trabalho da PDIC Brasil como norteador de uma mudança da filosofia PDIC no mundo, que inclusive já havia adotado a filosofia ARRASO. Contudo, seu filho e sucessor Mel Murphy achou por bem não realizar essas mudanças mundialmente, e afastar a liderança da PDIC Brasil e aqueles que pediam mudanças com as quais ele não concordava. Coisas que podem acontecer em qualquer empresa.

Contudo a PDIC jamais disse que a PDIC Brasil nunca existiu e que seus mergulhadores, profissionais e diretores não eram reconhecidos. Esses boatos foram divulgados de forma mal intencionada, pela internet, usando uma carta sem assinatura e de um pseudo-advogado, por setores do mercado que poderiam se beneficiar de uma possível desestabilização da PDIC. Quanto a isso, as medidas jurídicas já foram tomadas e liminares já expedidas a nosso favor. Posteriormente a justiça irá divulgar sua decisão, vamos aguardar.

A PDIC Brasil ainda existe ?
Sim, a PDIC existe como sempre existiu, continua trabalhando normalmente. E no que depender da minha vontade continuará para sempre. Eu tenho interesses comercias profissionais e pessoais na PDIC. Contudo não vou estar mais à frente da certificadora, que já indicou o Rodrigo Thomé como representante em caráter temporário até que a transição seja completada em 2008.

Atualmente, quem está na coordenação ?
Atualmente o Rodrigo Thomé é o representante PDIC e minha empresa continuará dando o suporte necessário até o ano que vem, para que possa ser feita uma transição responsável e profissional.

Você acredita que com sua saída, os profissionais e mergulhadores terão algum tipo de problema ?
Podemos pensar… Será que se qualquer outro representante de certificadora for transferido ou retirado os certificados emitidos perdem a validade ? A PDIC-Internacional, já publicou em seu site e divulgou cartas dizendo que todos os mergulhadores e instrutores formados no Brasil são reconhecidos. Várias certificadoras presentes no Brasil mudaram seus representantes e coordenadores e pelo que me lembre, os mergulhadores certificados muitas vezes nem souberam disso.

Algumas pessoas fizeram críticas quanto a sua saída da PDIC Brasil em fóruns de mergulho como a Dive-Net. O que você diria a respeito ?
Desculpe, eu não participo da Dive-Net, teria que conhecer o conteúdo das críticas para poder opinar. Espero que não sejam relativas a qualidade dos programas e dos instrutores. Pois essas sempre foram preocupações básicas na minha gestão à frente da PDIC.

Atualmente você está na SSI. Como está o andamento desta certificadora no Brasil ?
Estamos investindo na estruturação da SSI que é a segunda maior certificadora no mundo com cerca de 1900 centro autorizados. Estamos preparando materiais didáticos para que no ano de 2008 a SSI possa ocupar o espaço que merece no mercado brasileiro. A filosofia SSI de trabalhar somente através do centro autorizado vem de encontro à aspiração de muitos do mercado e seus programas de treinamento, reconhecimento e material didático irão acrescentar muito ao mercado brasileiro tenho certeza.

A forma de enxergar o mergulho mudou ou segue a mesma ideologia ?
É a pergunta que todos fazem… a filosofia ARRASO vai estar sempre conosco, a SSI pensa igual… Serious Diving… Serious Fun. Quando um jogador de futebol sai de um time para o outro, ele troca o uniforme, se adapta ao esquema de jogo do novo time, mas continua com seu conhecimento e habilidade. O mergulho como estilo de vida também é uma filosofia SSI, que entende e valoriza a filosofia ARRASO que foi criada no Brasil e pode e deve ser usada por instrutores de qualquer agência.

Quantos profissionais a SSI Brasil possui atualmente ?
A SSI hoje possui 30 profissionais no Brasil, mas com certeza, muitos dos profissionais PDIC também serão instrutores SSI no próximo ano.

Em relação ao treinamento, muda muita coisa ?
O treinamento teórico tem foco no estudo a distância e o material didático, manuais e vídeos são preparados para isso. Mas não com o objetivo de diminuir a interação instrutor aluno, mais para tornar as aulas mais dinâmicas e pessoais com mais participação do aluno que já chega com algum conhecimento.

O desenvolvimento de habilidades práticas permite que as habilidades sejam desenvolvidas da mesma forma que acontecia na filosofia ARRASO. Contudo o esquema de educação continuada SSI me surpreendeu, pois apesar do aluno não ter barreiras de pré-requisitos para fazer qualquer especialidade a partir do curso básico, ele só realmente aumenta seu reconhecimento quando misturas cursos e experiência.

O mergulhador especialista tem que possuir dois cursos de especialidade e no mínimo 12 mergulhos, o mergulhador avançado 4 cursos de especialidade e 24 mergulhos e o mergulhador Master 4 cursos de especialidade Rescue e primeiro socorros, além de 50 mergulhos. Além disso, a SSI possui níveis de reconhecimento de experiência e número de mergulhos que estão disponíveis a qualquer mergulhador independente da certificação.

Com relação ao mergulho técnico. A SSI Brasil terá algum curso destinado a esta área ?
A SSI tem um programa o TechXr há dois anos. Contudo a SSI América Latina ainda não implantou. O presidente da SSI LA Frank Palmero me convidou para conhecer e participar da adaptação e desenvolvimento desse programa para a América Latina. Depois disso vamos decidir como implementar por aqui.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.