Entrevista: Sérgio de Lima Dantas – Criador do fórum ScubaBR

Qual a sua experiência com mergulho e como foi que você resolveu criar o fórum ScubaBR ?

Quando criança frequentava a Praia das Cigarras, em São Sebastião. Na turma, alguns dos mais velhos praticavam caça-submarina. Com o passar dos anos fui me interessando, não pela caça, mas pelo mergulho livre e depois pelo autônomo. Na época, anos 80, não havia tantas opções como hoje, e, por falta de companhia para o mergulho recreativo autônomo acabei deixando de lado, mas sempre com aquele fundo de “um dia eu voltarei”. Até que por motivos profissionais vim parar num paraíso para o mergulho e voltei a mergulhar com frequência.

Quanto ao fórum ScubaBR, ele surgiu como uma ferramenta de orientação para compra de alguns equipamentos. Mas queria uma orientação brasileira, levando em conta as dificuldades de uma eventual manutenção e/ou suporte técnico, e me surpreendi ao descobrir que o único fórum web sobre mergulho no Brasil era vinculado a uma revista. Achei outros em Portugal, mas no Brasil, era este ou uma lista de discussões. Considerando todo o potencial do Brasil, com todo o litoral, achei que merecemos um fórum mais aberto e foi isto que me levou a montar o fórum. Ir atrás de pessoas que eu não conhecia, mas que por serem mergulhadores, eu acreditava que poderia me ajudar a montar uma equipe capaz de tocar o projeto.

Você mora no Caribe – BVI – Ilhas Virgens Britânicas, certo ?  Isso influenciou na decisão de criar o fórum, ou seja, viver num local onde se respira mergulho ?

Isso mesmo. Me mudei para Tortola em BVI em março de 2008 e é um lugar paradisíaco. Em toda BVI moram cerca de 25.000 pessoas sendo que em Tortola são cerca de 20.000. Como forma de conhecer pessoas e para resgatar aquela vontade antiga de mergulhar, resolvi fazer meus cursos novamente e aqui é muito fácil, excelentes sites, excelentes operadoras e a chance de mergulhar sempre já que o tempo é sempre propício na maior parte do ano. Só para citar, temos o famoso naufrágio do HMS Rhones aqui perto e nos arredores da ilha de Anegada, há mais de 300 (sim, trezentos) naufrágios a sua volta.

Como você espera administrar a grande quantidade de informações, tópicos e toda a teoria que existe na atividade do mergulho ?

Não será fácil, pois terei que conciliar com o meu trabalho, com minha família e com meus cursos (sim, sempre que posso aqui me coloco no meio de algum curso de especialização em mergulho), mas acho que com a ajuda dos moderadores e demais usuários isso vai ser uma tarefa bem agradável.

Qual será a importância dos Moderadores para o sucesso do ScubaBR ?

Fundamental !  Dei apenas o pontapé inicial, mas sou apenas um aventureiro, um mergulhador comum que gosta de passar o tempo livre debaixo d´água. Serão os moderadores que me  ajudarão a divulgar, a dar um conteúdo de bom nível, etc. Eles serão mergulhadores experientes a fim de poder ajudar no conteúdo e quanto ao nível do fórum. E aprenderão também, pois sempre aparecem novidades. Tentarei ao máximo aprender e ajudar também. Como acredito que seja esse o objetivo de todos os usuários.

Qual a sua expectativa a curto, médio e longo prazo, em termos de usuários, para o ScubaBR ?

Olha, é difícil falar… como disse, estou fora do mundo submerso há alguns bons anos, mas espero fechar o primeiro mês com cerca de 50 usuários e o primeiro ano com mais de 1.000. Tomara que eu esteja enganado e que tenhamos mais usuários do que isto. Mas que o número, o que gostaria mesmo é ter usuários participantes. Prefiro um fórum com 300 usuários ativos a ter um com 30.000, mas apenas 50 ativos. Esta é a maior dificuldade e, se conseguirmos que a maioria dos usuários passe das 3 mensagens iniciais, já estaremos satisfeitos.

Irão existir espaços para apoiadores e patrocinadores do ScubaBR ?

Acho que é cedo para pensar nisso, mas com certeza. Antes temos que colocar o fórum com uma “cara” mais personalizada para depois pensarmos em apoio e patrocínio. Apoiadores e patrocinadores são sempre bem-vindos, desde que isso não obrigue nossos usuários a serem moderados a fim de não falar mal de uma ou outra marca, operadora, etc…

O ScubaBr pretende ter espaços para “chats”, videoconferências ou coisas do tipo ?  Fale um pouco sobre a parte técnica do site: capacidade, espaços, e-mails de usuários, perfis, etc.

Sinceramente ?  Não pensei nisto… tenho algumas restrições a chats, pois no passado já tive problema de segurança em outros sites devido a este recurso, mas se hoje estiver mais seguro e nossos usuários considerarem importante, poderemos ter. Vídeoconferências serão possíveis, mas ainda acredito que seja cedo para discutirmos a este respeito. Já com relação à técnica, acredito que não haverá problemas: são 1.500 Gb de espaço com 15.000 Gb de banda disponíveis. Os moderadores terão e-mail do site com boa capacidade e a tendência é ampliar e aprimorar esses recursos conforme o crescimento do site. Não adianta nascer com uma estrutura muito cara e não poder suportar os custos. E também não adianta economizar em recursos que limite o crescimento. Estamos tentando equilibrar a balança da melhor forma possível.

Como você vê essa parceria entre o site Brasil Mergulho e o ScubaBR ?

Acredito que nada melhor para um fórum que está começando iniciar com o apoio do maior portal sobre mergulho no Brasil. Acho que o Brasil Mergulho nos ajudará muito e também que o ScubaBR levará não só novos usuários para o portal, mas usuários melhores informados e de qualidade. Acho que a simbiose entre um bom portal e um bom fórum, é excelente para os usuários.

Mande um recado para todos os mergulhadores brasileiros interessados em conhecer o fórum ScubaBR.

Bem, espero que façam uma visita, sintam-se em casa, e que entendam que embora possuímos grandes ambições, será um prazer poder contar com todos desde o nosso início.

Vale lembrar que o mergulho é também uma boa desculpa para fazer novos amigos. Então vamos promover encontros de usuários, seja para mergulhar, seja para tomar um chopp e colocar o papo em dia. Acho interessante a idéia de trazer o virtual para vida real, e vice-versa !

O endereço do ScubaBR é www.scubabr.com

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.