Erie

Apelido: Queimado

Data: 01/01/1873 a 1h da manhã

GPS: 07º 05, 05′ S / 34º 44, 50′ W

Localização: Praia da Tambaú – 5 milhas a leste da ponta do Bessa – João Pessoa.

Profundidade (m): 10 – 18

Visibilidade (m): 10 – 25

Motivo: Incêndio

Estado: Desmantelado

Carga: Café

Tipo: Cargueiro à vapor

Nacionalidade: Estados Unidos

Dimensões (m): 100 / 12

Deslocamento (t): 3.500

Armador: New York and Brazil Mail S. S. Co.

Estaleiro: George W. Jackman – Newburyport, Massachussets – EUA

Propulsão: 1700 HP – Harrison Loring, South Boston – EUA

Fabricação: 1867

Notas:

Saindo do Rio de Janeiro com quase 25.000 sacas de café com destino ao EUA, houve uma explosão na casa de máquinas. Diversos pescadores foram para o local ajudar no resgate de mais de 80 pessoas que estavam à bordo.

Em fevereiro de 1872 o navio Erie chega para atuar nas rotas da companhia United States and Brazil Steamship Mail Line. No inverno de 1872, o Erie e o navio Ontario eram dois grandes vapores de casco de madeira construídos para navegar no Atlântico Norte. Ambos se provaram ineficientes na competição que travavam com vapores de casco de aço.

Seus cascos eram divididos em seis compartimentos estanques e permitiam o transporte de até 125 passageiros na primeira classe e 500 nas demais.

Durante o retorno de sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, o Erie foi totalmente destruído pelo fogo. No dia 01/01/1873 o navio estava rumando para Saint Thomas com 29 passageiros, e à noite foi notada a presença de fumaça à bombordo do navio, onde às 23h, a tripulação utilizando cinco mangueiras de incêndio, acreditava que iria conseguir apagar o incêndio, mas próximo da meia-noite a meia nau do Erie incendiou-se de forma repentina, o fogo se espalhou e o capitão deu a ordem de abandono do navio. A pequena frota de botes salva-vidas se afastaram e assistiram o Erie rapidamente queimar e naufragar por volta da 1h da manhã. Daí surgiu o apelido de “Queimado”.

Os botes chegaram na praia e todos se salvaram e não se sabe o que ocasionou o incêndio.

Imagens:

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.