Escarpas do Lago

Foto: Wikimedia Commons

Conhecida como o “Mar de Minas”, a represa de Furnas é um lago artificial criado em 1962 e alimentado pelos Rios Grande e Sapucaí. O lago tem uma extensão em perímetro de 3.700 km, quase metade da costa brasileira e seu volume de água é sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Trinta e quatro municípios margeiam a Represa de Furnas dentre eles, a cidade de Capitólio.

Na área denominada Capitólio, encontra-se o condomínio de luxo Escarpas do Lago, contando com excelente infraestrutura, o condomínio possui casas e chalés para aluguel, além de uma marina bem equipada.

O local está localizado a 280km de Belo Horizonte-MG e 200km de Ribeirão Preto-SP, e aos poucos, a região anda sendo cada vez mais explorada por mergulhadores

No lago são encontrados peixes de várias espécies e tamanhos, formações rochosas interessantes próximas aos cânions e a parte da cidade de Capitólio que ficou debaixo d’água após a criação da represa, sendo um local ainda pouco explorado. Alguns afirmam que em alguns pontos a profundidade pode atingir os 93m, em um paredão nas proximidades do Clube Mauro Ferraz, a 1km da barragem.

Para mergulhar na represa é necessário o uso de uma embarcação, pois os melhores pontos são distantes do condomínio. A melhor época para o mergulho é o inverno, período com menos chuvas. A água da chuva transporta sedimentos diminuindo a visibilidade.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.