Especialidades no Mergulho

Ao finalizar um curso avançado ou rescue diver (resgate) por exemplo, muitos mergulhadores sentem a necessidade de realizar uma especialização, isto é, realizar um curso onde tenham seus conhecimentos e técnicas aprimoradas em um ou mais seguimentos.

Quando mencionamos especialidades no mergulho, queremos dizer que o mergulhador ao terminar uma determinada especialidade, terá suas habilidades / técnicas aprimoradas sobre um determinado tipo de mergulho e/ou equipamento.

Atualmente existem diversas especialidades disponíveis aos mergulhadores, cabendo este, escolher a que mais lhe agrada. Veja abaixo as especialidades mais comuns:

Mergulho Noturno

Você aprenderá técnicas para a realização de mergulhos à noite. Justamente à noite, é quando a grande maioria dos seres aparecerem para se alimentarem.

Overhead

Esta especialidade visa o treinamento do mergulhador para adentrar em ambientes fechados e com teto, onde ele utilizará a carretilha para realizar uma incursão. Na minha opinião, acho que todos deveriam fazer este curso.

Naufrágio

São demonstradas técnicas sobre mergulho em naufrágio, planejamento, reconhecimento das áreas de um naufrágio. É interessante realizar este curso após a especialidade de Overhead.

Nitrox

Esta especialidade deveria ser realizada por todos. Nesta, você obterá conhecimentos sobre mergulhos recreacionais com percentual de oxigênio mais elevado, obtendo grandes benefícios. Esta especialidade traz mais segurança nos mergulhos realizados até os 40m.

Equipamentos

Noções sobre manutenção de equipamentos, onde é demonstrado as partes internas e como funciona o equipamento de mergulho por completo, ajudando-o também, a solucionar eventuais problemas.

Foto e Vídeo-Sub

São duas especialidades diferentes, onde o futuro especialista, obterá informações sobre como fotografar ou filmar embaixo d’água, se baseando em técnicas especiais e recebendo dicas repassadas pelo instrutor.

Além das especialidades citadas, existem uma gama de muitas outras, como Biologia Marinha, Busca e Recuperação, Multinível, Computadores de Mergulho e etc.

O mais importante é saber se você está apto ou não para a realização de uma nova especialidade, ver as opções disponíveis e escolher a que mais lhe agrada. Porém, é como sempre digo: ter um monte de certificados comprovando que você possui diversas especialidades concluídas, não quer dizer que você seja um grande mergulhador.

O que faz de você um bom mergulhador, é a experiência adquirida com mergulhos e um bom treinamento.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.