Início Últimas Notícias Meio Ambiente Este pode ser o animal vivo mais velho de todo o mundo

Este pode ser o animal vivo mais velho de todo o mundo

Foto: NOAA

Cientistas podem ter encontrado o animal vivo mais velho da face da Terra.

É uma esponja marinha gigantesca que habita águas remotas do Havaí.

A descoberta foi publicada no periódico científico National Oceanic and Atmospheric Administration. O bicho, que tem tamanho aproximado de uma minivan, foi descoberto durante uma exploração no arquipélago.

Apesar das estimativas, os pesquisadores ainda não são capazes de afirmar com precisão qual a idade da esponja. “A idade da esponja fica, provavelmente, na ordem de séculos a milênios”, disse Daniel Wagner, um dos autores do estudo, ao jornal britânico Guardian.

Os cientistas apontam na pesquisa que outras grandes esponjas, encontradas em águas mais rasas, tinham estimativa de vida de 2.300 anos – a espécie em questão foi encontrada a cerca de 2.100m de profundidade.

De acordo com o estudo, o animal tem cerca de 3.5m de largura e mais de dois metros de altura. Ele foi descoberto há um ano no Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea, a maior área de conservação marinha dos Estados Unidos, por pesquisadores que operavam um veículo a distância.

“Mais de 98% da área do Monumento está a 100m de profundidade, ou seja, impossível para nós mergulharmos apenas de scuba”, explica Wagner.

Ainda segundo o cientista, cerca de sete mil espécies marinhas vivem no local.

“Só nesta expedição nós voltamos com mais de 100 novas espécies. Então, há provavelmente muitas outras coisas lá em baixo”, finaliza.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.