Família do cineasta Rob Stewart abre processo por negligência

Foto: Divulgação

A família do famoso conservacionista e cinegrafista canadense Rob Stewart, vai abrir uma ação judicial por negligência na morte do mergulhador, envolvendo empresas e integrantes da produção do documentário. O processo deverá ser julgado na corte de Broward County.

Rob Stewart estava filmando a 72m de profundidade no naufrágio da Queen of Nassau no último dia 31 de janeiro. Rob e seu dupla usavam rebreathers da empresa Add Helium.

Peter Sotis, proprietário da empresa Add Helium, é uma figura bem conhecida na comunidade de mergulho com rebreather, e deve ser citado na ação judicial. Sotis tem um histórico de ações judiciais, sendo um dos quatro réus de assalto de US$ 300.000 em joias em Fort Myers em 1991, rendendo quase três anos em prisão federal, de acordo com relatos da imprensa da época. Seus últimos problemas legais incluem um processo movido pelo ex-sócio, por Sotis ter vendido um equipamento de mergulho militar para um militante líbio em agosto de 2016 e vender cilindros de mergulho não certificados para os clientes da empresa.

“Quando você conhece mais sobre esses réus e o histórico de comportamento negligente de pessoas como o Sr. Sotis, percebe-se que seria uma tragédia inevitável”, disse Michael Haggard, do escritório de advocacia Haggard Law Firm.

Haggard agendou uma conferência com a imprensa em seu escritório em Coral Gables, às 10:45h da manhã da próxima terça-feira, onde deve detalhar o processo.

O mergulho em alto mar usando rebreathers tem riscos maiores e realizar três mergulhos usando rebreather em um mesmo dia, é um risco muito alto, mesmo entre mergulhadores mais experientes. 

“A família Stewart espera que a ação legal mude a postura das empresas irresponsáveis e ajude a manter a atenção na missão de Stewart na conservação dos oceanos”, afirmou o escritório de advocacia da Haggard.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.