Ferramentas – Uma questão de necessidade

Quem nunca viu durante uma saída de mergulho, alguém pedindo uma ferramenta emprestada ?

Isso é muito comum durante as operações de mergulho, pois algum equipamento, que por falta de uma boa revisão, resolvem causar problemas na hora de utilizá-los.

Um mergulhador precavido sempre tem à mão um kit de ferramentas, nem que seja pequeno.

No caso do mergulho técnico, é essencial se ter um kit com todas as ferramentas necessárias para manutenção, seja em casa, seja em qualquer outro local.

Imagine você viajar dezenas ou centenas de quilômetros, de carro ou de barco, chegar até um determinado ponto de mergulho, gastar uma boa grana e durante a montagem do equipamento, você descobre que um determinado o-ring (anel de vedação) do cilindro, está danificado…  ou que o seu regulador está com um pequeno vazamento e um simples aperto resolveria…

Coisas assim ocorrem com frequência, principalmente com os mergulhadores que nunca levam seus equipamentos para uma manutenção preventiva.

Um bom kit de ferramentas deve possuir no mínimo os seguintes itens:

– O-rings (de vários tamanhos conforme o seu equipamento)
– 1 jogo de abraçadeiras (Tyrape de tamanhos diferenciados)
– 1 jogo de Chave de Boca
– 1 jogo de Chaves Allen
– 1 jogo de Chaves Allen Hexagonal
– 1 Alicate
– 1 Chave Inglesa
– 1 Canivete
– Pequeno pote com silicone
– 1 Parafuso (Bujão) do 1º Estágio do Regulador como reserva

Com apenas essas ferramentas, você poderá sanar a maioria dos problemas comuns que ocorrem nas operações de mergulho, e você não irá depender de alguém para lhe emprestar a ferramenta, isto é claro, se alguém a tiver.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.