Fix Led 1000DX – Um show em iluminação para vídeo

Filmar embaixo é um excelente hobby, e que nos faz relembrar nossos mergulhos quando assistimos as imagens posteriormente.

Led-Fish-Eye1 Quem pratica esse hobby, vira e mexe sempre acaba dizendo a mesma coisa… “o vídeo poderia ter ficado melhor se houvesse mais luz…”

Luz é fundamental para um bom vídeo, e a falta dela sempre era sentida. No passado, a solução era usar uma iluminação Led-Fish-Eye2com lâmpadas halógenas, que tinham baixo custo, porém, com um consumo grande de energia.

Carregávamos baterias pesadas e que proviam pouca duração. Algumas chegavam a pesar 8kg, não sendo necessário carregar cinto de lastro algumas vezes.

Led-Fish-Eye4Posteriormente vieram as iluminações com lâmpadas HID, com luz branca e uma boa autonomia e uma tecnologia invejável. Hoje, a bola da vez, são as iluminações de vídeo com led´s, que como antecipado por mim em um artigo meu publicado em 2004, a utilização de led´s está crescendo a cada dia em uso, qualidade e desempenho em luz, mostrando que será de agora e para um futuro breve.

Modelos

Os primeiros modelos de iluminação de vídeo a base de led, foram fabricados pela Light in Motion, ao custo médio na casa dos U$ 3.000.

Tempos depois e de olho nesse tipo de equipamento, a Fisheye do Japão, lançou a Fix Led 500DX com 500 lumens de potência, e logo depois, o modelo 1000DX com 1000 lumens de potência, ao custo de U$ 599 nos Estados Unidos, sendo muito mais acessível que os primeiros modelos de iluminação a base de led.

Após inúmeras mensagens trocadas em fóruns sobre mergulho no exterior, decidi investir e adquiri duas unidades do modelo com 1000 lumens de potência.

Modelo Fix Led 1000DX

Detalhes do produto:

  • Regulagem de potência;
  • Duplo sistema de o-ring´s para evitar uma possível inundação;
  • Indicador de umidade / inundação;
  • Indicador do nível de carga da bateria;
  • Sistema de fechamento traseiro com duplo isolamento;
  • Indicador On / Off;
  • Bateria de Lithium com 2 ou 2.5 amperes;
  • Trava de segurança para que ela não ligue acidentalmente;
  • Grip (alça) para ser usada como lanterna;
  • Sistema anti-aquecimento. Led´s de alta potência esquentam muito e o próprio corpo da iluminação faz o papel de dissipador de calor. Caso a temperatura interna venha a subi demasiadamente, ela automaticamente reduz a potência, para que a temperatura em excesso não danifique os componentes eletrônicos presentes no circuito interno;
  • Carregador pequeno, bi-volt e com indicadores de carga;
  • B-link – Selecionando esta opção, ela ficará piscando para um sinal emergencial;
  • 1000 lumens ou o equivalente a 50-60 watts de uma halógena, quando em potência máxima.

Led-Fish-Eye3Primeiras impressões

O equipamento demonstra boa aparência e resistência. Montei a iluminação utilizando os braços flexíveis da Fantasea e fui para a água.

Os 1000 lumens realmente fazem a diferença com sua potência e luz branca. Posso dizer que fiquei impressionado com o resultado obtido.

A possibilidade de regulagem da potência dá mais autonomia e evita uma imagem estourada pelo excesso de luz sobre o objeto captado.

Algum tempo depois, uma das unidades reduziu a potência e um dos led´s indicadores piscava na cor vermelha, me alertando que o sistema de proteção de temperatura havia sido acionado. A temperatura da água no dia girava em torno dos 23 / 24 graus. Passados alguns poucos minutos, consegui deixá-la na potência máxima novamente.

No dia em questão, realizei dois mergulhos dando um total de 2:15h de fundo e com as unidades ligadas o tempo todo. A bateria não acabou e pelo indicador, percebi que seria possível realizar ainda outro mergulho com a mesma carga.

A bateria que vem no ki, é de Lithium com dois amperes, sendo possível adquirir uma bateria extra de 2.5 amperes, que dará mais autonomia.

Não existe a necessidade de difusor. A luz é bem difundida e lisa, sendo perfeita para a produção de vídeos subaquáticos.

Conclusões

Comparando o modelo de 500 com o de 1000 lumens, certamente é mais vantajoso o de 1000, pois a diferença de preço não é tão grande e o resultado é superior.

Led-Fish-Eye7Infelizmente o produto não está à venda no Brasil, sendo necessário comprá-la no exterior. A loja utilizada foi a Backscatter que fica na Califórnia, nos Estados Unidos. O atendimento foi muito bom e o produto foi enviado muito bem protegido ao destino onde me encontrava. É possível enviar para o Brasil, mais certamente o produto será tributado,

Led-Fish-Eye6
Bateria de Lithium usada

ficando muito caro o envio.

 

r a garantia de 1 (um) ano do produto, e posteriormente recebi um e-mail muito educado do Sr. Kaz Okada, do setor de vendas internacionais da Fisheye Japão, confirmando o recebimento do e-mail e agradecendo pela aquisição do produto.

De fato, resta saber quanto a durabilidade do produto, mas até o momento, só demonstra ter sido um bom retorno para o capital investido.

Características do Produto

Led´s: 9 led´s de 3 watts cada
Brilho: 1.000 lumens
Temperatura de Cor: 8.500 a 9.000K
Autonomia: 90 a 300 minutos
Ângulo de abertura: 85 graus
Tempo de Vida dos led´s: Aproximadamente 10.000h
Dimensões: 6.8 / 14.9 cm
Peso: 450g
Profundidade Máxima: 100m
Acessórios: Filtro laranja, difusor e acionamento pelo punho.

 

Mais informações no site oficial do fabricante: www.fisheye-jp.com/english/

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.