Galeão Nossa Senhora do Rosário

Durante o curso das invasões holandesas ao nosso território, uma batalha naval ocorreu em 1648 nas águas da Bahia, envolvendo três embarcações, duas holandesas, os galeões Utrecht e Huys Van Nassau; e uma portuguesa, o galeão Nossa Senhora do Rosário.

A esquadra holandesa conseguiu flanquear o Nossa Senhora do Rosário em ambos os bordos e vendo que iria sofrer uma abordagem, seu comandante resolveu atear fogo em seu paiol, o que provocou uma grande explosão.

O resultado da manobra suicida foi o afundamento imediato do Utrecht e do Nossa Senhora do Rosário, com grande perda de vidas em ambos os lados. Consta que somente 26 marinheiros do Utrecht sobreviveram. Já o Huys Van Nassau se viu extremamente danificado e acabou indo para em Itaparica-BA, onde fora capturado pelos portugueses, sendo posteriormente, recuperado e rebatizado como Fortuna.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Salvador ganhará outros 2 naufrágios em breve

Termo assinado ontem com a Marinha do Brasil, permitirá o afundamento do navio Anhatomirim e, posteriormente, o ferry-boat Juracy Magalhães.

Livro: Mergulhos e Aventuras – Um resgate na história

A publicação relata diversas histórias de um mergulhador que ingressou no esporte na década de 50, na região de Salvador-BA.

Snorkeling nas praias da Bahia

É possível realizar alguns mergulhos bem simples em algumas praias baianas, tomando alguns cuidados básicos.

Visitando o Farol da Barra em Salvador – BA

Um dos cartões mais famosos do mundo, aberto para visitação e apreciação do turistas que visitam a cidade baiana de Salvador.