GoPro 2 – Problema gerado pelo auto-ajuste

Foto: Clécio Mayrink

Estava indo à Europa passar umas férias com a família, quando apareceu a possibilidade de conhecer a piscina mais profunda do mundo, a Nemo 33, na Bélgica.

GoProAjuste-Eletronico4Como era uma viagem de férias, a possibilidade de eu levar meu equipamento de foto era zero, tendo em vista, a grande quantidade de equipamentos que teria que carregar para um simples mergulho. Com isso, decidi levar minha câmera GoPro 2, que além de pequena, eu poderia tirar algumas fotos do lugar e ter uma lembrança.

E lá estava eu na Nemo 33, inicio o mergulho, e como na época ainda não possuía o LCD traseiro, infelizmente não podia ver o resultado do que estava sendo gravado, no entanto, a surpresa veio logo depois quando baixei os vídeos para o notebook e assisti as imagens… Parecia um filme de terror com sangue escorrido pela tela…

GoProAjuste-Eletronico5Vi algumas pessoas reclamando em fóruns de mergulho sobre o problema da GoPro 2 realizando os ajustes durante a gravação. Sabia dos ajustes de luz, mais, não os coloridos, como se fossem ajustes de filtro.

Conforme fui descendo a Nemo 33, a iluminação foi ficando deficiente, com isso, a câmera começou a realizar os ajustes automáticos para melhorar a tonalidade de cor na imagem gravada. O avermelhado na filmagem e nas fotos, comprova que a GoPro 2 possui um ajuste para a captação de imagens embaixo d´água, que varia de acordo com a quantidade de luz que ela capta em dado momento.

O grande problema disso, é que não há forma de cancelar esse “auto-ajuste” que a GoPro 2 realiza.

Sabemos que todas as câmeras que utilizam o sensor do tipo CMOS para a captação de imagens, requerem muito mais luz que os antigos sensores CCD´s, e nesse aspecto, as câmeras, perdem um pouco de performance.

Se você pretende gravar em um local onde a quantidade de luz seja deficiente, pense duas vezes em usar sua GoPro 2 para essa atividade, e principalmente, tenha um LCD para GoProAjuste-Eletronico3monitorar o resultado.

Se for gravar fora d´água, você pode ligá-la à um monitor externo, e verificar o resultado que ela está obtendo, mas dependendo da necessidade, é preciso ter cuidado, pois ela é uma câmera com limitações.

Depois do problema que tive com as imagens avermelhadas geradas pela GoPro 2, entrei em contato com o fabricante, explicando o que ocorreu comigo e solicitando a possibilidade de desativação desse autoajuste, mas infelizmente a resposta foi negativa, onde informaram que não teriam como alterar isso, apesar de ser um ajuste no software do produto, que de tempos em tempos, eles acabam disponibilizando atualizações, e não seria nada tão complicado atender essa solicitação.

Quanto as minhas imagens na Nemo 33, consegui ter algumas na superfície e nos primeiros metros da descida. No vídeo abaixo, é possível ver os momentos em que a câmera faz o autoajuste.

Quanto as imagens obtidas de um grupo de curso avançado que estava no fundo da Nemo realizando um check-out, literalmente ficaram parecendo um encontro de mergulhadores no inferno, e infelizmente não puderam ser aproveitadas.

Assista ao vídeo onde é possível ver o problema ocorrendo durante o mergulho:

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.