GoPro – Algumas dicas – Visor LCD / Recarga / Troca de Baterias

Pra quem já conhece, sabe que a câmera GoPro acaba sempre tendo novidades em termos de acessórios, que diga-se de passagem, não são nada baratos.

Hoje irei citar dois itens fundamentais para a utilização da câmera GoPro, que são o Visor LCD e o carregador de bateria.

Visor LCD

Com o tempo e após muitas reclamações dos proprietários das câmeras GoPro, o fabricante acabou desenvolvendo um pequeno LCD que é encaixado na parte traseira da câmera, permitindo a visualização do que está para ser gravado, facilitando a captação de imagens, pois anteriormente tudo feito às escuras e realmente não sabíamos o que estava sendo gravado.

A outra grande vantagem, é que este Visor LCD, permite uma identificação melhor das configurações em que a câmera se encontra, facilitando a alteração da mesma, pois mais detalhes são informados ao usuário.

O custo desse LCD está em torno dos U$ 79 nos Estados Unidos e ele funciona utilizando a bateria da própria câmera, fazendo com que a câmera tenha um leve aumento no consumo da bateria, sendo recomendável, a aquisição de uma bateria extra para se ter em mãos quando for preciso.

Um detalhe importante, é que ao adquirir este LCD, ele é comercializado com mais quatro tampas traseiras para substituir a tampa da caixa da câmera, pois como ele aumenta o tamanho da câmera como um todo, acaba sendo necessária a troca da tampa. No kit vendido com o LCD, vêm duas tampas totalmente fechadas para o mergulho e outras duas com aberturas para a passagem do áudio e uso da caixa fora d´água.

GoPro-Aceessorios1Recarga

Quando adquirimos uma câmera GoPro, encontramos somente uma forma de recarregar a bateria, que é feita através do cabo USB que é liga a câmera em alguma saída USB dos computadores.

Você pode comprar um carregador de parede, mas além de caro (U$ 20 nos EUA) é difícil de encontrá-lo no Brasil.

Uma solução simples e sem custos para os usuários do iPhone, é utilizar o próprio carregador do iPhone para recarregar a bateria de sua GoPro, pois a especificação é a mesma. São 5 volts com até 1amp.

Logo, basta conectar o cabo USB na GoPro e a outra extremidade no carregador do iPhone, e você conseguirá fazer a recarga da bateria da GoPro sem problemas e sem ter que gastar com um carregador para ela.

GoPro-Aceessorios4

Troca de Baterias

Para quem possui duas baterias da GoPro, sabem o quanto é chato trocar a bateria da câmera, pois o espaço entre a bateria e a câmera é extremamente apertado. A bateria não sai com uma simples balançada da câmera, e muitas vezes, acaba sendo necessário enfiar alguma coisa para forçar a saída da bateria do compartimento.

GoPro-Aceessorios3Uma solução simples, é um criar “levantador de baterias” nesse compartimento.

Mas o que é isso ?

Em vários aparelhos eletrônicos, é comum encontrarmos um pequeno pedaço de nylon, que ao ser puxado, destaca a bateria do compartimento do produto, facilitando a remoção. Veja as fotos ao lado.

Mas como faço isso ?

É simples, obtenha algum pedaço de tecido, de preferência um nylon.

Corte-o em forma de tira e cole um pequeno pedaço desse nylon no compartimento com um pouquinho de Super Bonder, deixando o resto da tira bem solta para que você possa puxá-la e deslocar a bateria.

GoPro-Aceessorios2Se atente para colar essa tira próximo dos contados da câmera com a bateria, pois na hora da remoção da bateria, ela deverá ser levantada pela parte contrária ao contatos.

Um detalhe importante, é quanto a cola Super Bonder, pois como ela libera alguns gases, espere alguns minutos até a secagem total, para que a cola não crie manchas brancas ao redor do local onde a colagem foi feita.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.