GoPro – Filtros para correção de cores

Foto: Clécio Mayrink

Já reparou que quase 100% das imagens geradas por mergulhadores que utilizam câmeras GoPro, estão sempre azuladas ?

Isso acontece devido ao excesso de azul que a objetiva da GoPro acaba captando, por não permitir que o mergulhador configure o que chamamos de “balanço de branco” (White Balance ou WB).

Quando realizamos o balanço de branco, é possível captar as imagens com as cores bem próximas do real, e o excesso de azul desaparece. O problema, é que apesar da GoPro ter melhorando muito em termos de configurações e performance, ela infelizmente não permite que o mergulhador consiga realize o batimento de branco, a fim de melhorar a qualidade de imagem captada pela objetiva.

Uma forma bem eficiente de corrigir esse problema, é utilizar um filtro de correção de cores para câmeras de mergulho, também conhecido como “filtro laranja”.

O filtro laranja “engana” o sensor responsável pela captação das imagens, fazendo com que ele faça a captação utilizando uma configuração de balanço de branco diferenciado, gerando imagens com qualidade bem superior.

Filtro-GoPro2

Esses filtros precisam ter uma alta qualidade ótica a fim de preservar a qualidade do vídeo, e atualmente, a empresa Polar Pro vêm disponibilizando diversos modelos de filtros para as linhas de câmeras fabricadas pela GoPro.

Recentemente recebemos um exemplar para testes, e a diferença na qualidade das imagens é brutal.

O filtro é facilmente encaixado à frente do pequeno domo da caixa estanque da GoPro, não requerendo qualquer outra configuração na câmera, permitindo assim, a captação de excelentes imagens com cores bem reais do local onde ocorre o mergulho.

Filtro-GoPro3

Atualmente a empresa Polar Pro comercializa esses filtros, que são fabricados em acrílico e em vidro, sendo que esse último, tem a vantagem de estar menos propenso aos possíveis arranhões que venham ocorrer, por falta de cuidados do mergulhador com seu equipamento.

Para usá-lo, basta encaixá-lo à frente do domo da caixa estanque e entrar na água. Simples assim.

Atualmente a Polar Pro também comercializa alguns filtros para captar imagens em macro, além de disponibilizar filtros UV e polarizados.

Filtro-GoPro1Aos interessados em adquirir o produto, apesar de estar localizada nos Estados Unidos, a Polar Pro envia para o Brasil pelos correios, bastando apenas o interessado entrar em contato com eles, para adquirir o produto.

Onde encontrá-los

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do site www.polarprofilters.com

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.