GPS – Transportando equipamentos com mais segurança

Eventualmente, escutamos falar de algum mergulhador desesperado e enviando e-mails a todos, informando que seu veículo fora roubado juntamente com seus equipamentos de mergulho. Ou então, furto ou roubo de sua bagagem durante uma viagem, por exemplo.

Sem dúvida, é uma situação muito desagradável, pois sabemos da importância que os equipamentos acabam tendo para nós mergulhadores.

Muitas vezes, nem é só pelo custo, mas pelo apego, e em alguns casos, pela dificuldade na aquisição de alguns itens, como é o caso de materiais fotográficos, por exemplo.

Pensando numa possibilidade para trazer mais segurança, surgiu uma que não resolve 100% o problema, mas que pode aumentar a margem de segurança no transporte de equipamentos de mergulho. Seria a utilização de um micro GPS GSM.

Esse tipo de produto normalmente é uma pequena caixinha preta que contém um GPS responsável pela captação dos sinais dos satélites, e que contempla um receptor transmissor de telefonia móvel, que usando um chip de celular GSM, consegue enviar os dados quanto a sua localização.

GPS1Funcionamento

Depois de recarregado pela porta USB, você pode deixá-lo na bolsa dos equipamentos de mergulho, num fundo falso por exemplo. Dessa forma, você poderá obter a localização da bolsa simplesmente enviando uma mensagem SMS para o número de celular contido no chip GSM instalado nesse Micro GPS.

Quando devidamente configurado, ele enviará uma mensagem SMS para o número de celular que o contatou, informando sua localização por longitude e latitude. Alguns modelos chegam a enviar um link para que você possa acessar o Google Maps, já mostrando a localização diretamente nos mapas do Google.

Se você telefonar para o número desse chip GSM do GPS, ele atenderá a ligação e passa a atuar como uma escuta do local onde se encontra.

Dessa forma, se você tiver um GPS desses em sua bolsa de mergulho, você terá a chance de tentar recuperar seus equipamentos, sem que o meliante tenha ciência de que está sendo monitorado à distância.

GPS2Como comprar

Normalmente esse tipo de equipamento pode ser adquirido no site do eBay, comprando diretamente de algum vendedor na China. O custo médio de um aparelhinho desses gira em torno dos 15 aos 50 dólares americanos. O prazo médio de entrega no Brasil varia entre 30 e 90 dias.

Em alguns casos, menos ou mais dias. Infelizmente dependerá da época, pois os Correios e a Receita Federal infelizmente demoram muito para liberarem as correspondências provenientes do exterior.

A estrutura de análise e entrega deles é pequena diante da quantidade de objetos que chegam ao país.

Sendo possível, envie para a casa de algum amigo que resida no exterior, e que de alguma, forma você possa receber o GPS posteriormente. Certamente será mais rápido do que receber no Brasil.

Para que funcione, você precisará de um chip GSM de qualquer operadora, podendo ser um chip de cartão pré-pago, desde que se tenha crédito, pois lembre-se que as mensagens SMS são cobradas e o GPS GSM necessitará de créditos na conta do chip para que possa enviar os dados via mensagem SMS com a localização.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.