Ilha das Couves

Foto: Pedro Orabona

A 13 milhas da praia do Itaguá em Ubatuba, a Ilha e Ilhote das Couves do arquipélago com o mesmo nome, é um bom ponto de mergulho da região, e com um barco rápido é possível chegar em até 40min.

Ilha das Couves tem o formato alongado no sentido norte-sul, estreita com orla rochosa e vegetação de pequeno porte nas encostas, se alargando a partir da metade. Na face oeste, duas praias quase desertas permitem um desembarque fácil e sendo frequentadas por banhistas e apneistas que exploram seus costões.

Devido a sua posição geográfica, está sujeita a bruscas mudanças de condições de tempo e mar, deixando a água turva além de algumas termoclinas próximas ao fundo.

Pontos de Mergulho

Paredinha das Miriquites

Condições de fundeio: abrigado dos ventos de E e SE.  Local abrigado e de fácil acesso, ideal para principiantes. O mergulho começa na areia aos 3 metros de profundidade estendendo-se até o costão rochoso onde é comum a presença de miriquitis, camarões palhaços, caranguejos aranhas, budiões, maria da toca e nudibrânquios, o que torna o ponto interessante também para foto macro.

Atenção apenas deve ser dada na extremidade próxima ao pequeno canal formado com o ilhote devido às correntes marinhas. Profundidade máxima 3 à 12m.

Parcelzinho

Condições de fundeio: abrigado dos ventos de E, SE e S. Ponto ideal para principiantes e para escolas em check-out de curso básico, a costeira abriga moréias e crustáceos e o pequeno parcel próximo favorece o turismo sub, pois é de fácil contorno onde são presenças constantes o cangulo real e o coió dentre outras espécies. Profundidade máxima 3 à 10m.

Costão de Fora

Condições de fundeio: abrigado dos ventos de S e SW. Este é o ponto de mergulho mais abrigado quando o vento sudoeste sopra forte, grandes rochas cobertas por mariscos atraem vários tipos de peixes que vem em busca de alimentação, o fundo de areia começa aos 10 metros onde podem ser avistados linguados e raias-prego. Profundidade máxima 5 a 15m.

Recreio dos Borboletas

Condições de fundeio: abrigado dos ventos de S, SE e E. É sem dúvida um dos melhores pontos deste destino, com fauna variada e abundância de cardumes, aqui podem ser observados dentre outros, borboletas, corcorocas, sargentinhos e ciliares. É um ponto que favorece todos os níveis de certificação, porém deve ser dada atenção especial aos horários de mudança de maré, quando ocorrem fortes correntes no canal formado com a Ilha das Couves. Profundidade máxima 7 a 12m.

Ilhote das Couves (Face Oeste)

Condições de fundeio: abrigado dos ventos de E. Neste ponto, por fora do ilhote, a costeira projeta-se verticalmente como um paredão, desde a superfície até o fundo, onde grandes pedras formam um enorme salão sendo comum a presença de garoupas e badejos. Profundidade máxima 12 a 23m.

Características

  • Local: Litoral norte de São Paulo, costa de Ubatuba.
  • Profundidade: 12m
  • Visibilidade: 6 a 14m
  • Temperatura: 19ºC aos 26ºC
Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.