iPhone / iPod Touch com Bluetooth, GPS e carta náutica

Telas do aplicativo de mapas no iPhone 3

Com tanta tecnologia à disposição, fica cada vez mais difícil acompanhar tantas inovações lançadas todos os dias em todo o planeta.

Pior ainda, quando a coisa está relacionada à computação em geral.

iPhone-Gps2Hoje, o que mais ouvimos falar em termos de celulares e MP3, é o famoso iPhone e iPod Touch que sem dúvida, são os melhores equipamentos na categoria. Encontramos diversos aparelhos, mas realmente, temos que dar o braço à torcer, que os produtos da Apple são os melhores hoje, porém, não o The Best.

Digo isso, pois a Apple tem umas “frescuras” que chegam à ser irritantes e ridículas, como essa questão de venda de celulares com telefonia e Bluetooth bloqueados. Como se a criptografia adotada fosse impossível de ser quebrada por algum hacker de algum canto do mundo.

Mas voltando ao tópico principal, havia comprado um iPod Touch, que podemos dizer que é um MP3 de “luxo”, justamente por ele não só tocar músicas, e sim, ter outras funcionalidades que ajudam bastante no dia-a-dia. Uma delas, seria utilizar a conexão Bluetooth.

O Bluetooth, é uma conexão sem fio, com alcance médio entre 10 e 15m, permitindo que você faça a conexão do aparelho com outros. Isso é o que chamamos de “parear”.

A minha maior decepção com a Apple, foi tomar ciência após a compra do produto, que o Bluetooth só funcionada com alguns produtos homologados pela Apple. No meu caso, tenho um pequeno módulo de GPS que pode ser facilmente comprado por aí com um custo bem baixo. No eBay por exemplo, chega-se a encontrar um GPS desses à U$ 30, por exemplo.

Em tese, a idéia era conectá-lo ao iPod Touch.

Mas porque fazer isso ?

Simples, na loja virtual da Apple, a Apple Store, há um programa denominado Navionics, que fornece a leitura das cartas náuticas de várias partes do mundo. A carta náutica que pega a área do Brasil, possui todas as cartas da América do Sul e pode ser baixado ao custo de U$ 20. Tendo um GPS conectado via Bluetooth ou se você possui um iPhone 3GS, você poderá navegar, cadastrar pontos de mergulho e tudo que um GPS normal faz.

No caso do iPhone 4, apesar da Apple não confirmar, o aparelho possui um GPS não assistido, isto é, um GPS que não depende da telefonia celular para fazer a triangulação entre as antenas de celular, para prover as informações quanto ao seu posicionamento, o que facilita muito a vida, pois GPS Bluetooth não será requerido.

iPhone-Gps1 Aplicativos (Softwares)

Na loja da Apple, é possível encontrar o programa TomTom que pode ser adquirido na loja virtual Apple Store da Apple. O TomTom provê todas as informações que os GPS´s da linha TomTom de carro fornece.

No nosso caso, a leitura das cartas náuticas é o nosso principal objetivo, mas para quem possui um iPod Touch ou um iPhone 3GS, acaba tendo problemas pela falta de um GPS não assistido.

Nesse caso, apesar Apple não indicar o desbloqueio para a instalação de programas de terceiros, o chamado jailbreak, esse procedimento é essencial para quem pretende usar seu aparelho com um GPS Bluetooth. A Apple chega à dizer que a pessoa pode perder a garantia se realizar o jailbreak em seus aparelhos, qualquer restauração fará com que o iPhone 3GS ou iPod Touch, volte as configurações originais de fábrica, e a maioria das pessoas andam com seus aparelhos desbloqueados (jailbreak realizado).

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.