Jon Line – Um acessório imprescindível

Apesar da simples arquitetura, o Jon Line tem seu espaço no mergulho técnico.

Ele é composto por um cabo com um mosquetão em uma de suas extremidades, e sua função é manter o mergulhador técnico próximo ao cabo de uma embarcação ou de uma JonLine1bóia fixa, durante uma parada descompressiva no mar, quando se está sob correnteza de moderada à forte, e com ondulações.

Nessas condições, frequentemente o barco de apoio acaba subindo e descendo com a passagem das ondulações, variando a sua linha d’água, esticando e afrouxando o cabo de ancoragem, que normalmente utilizamos para a subida.

Essas variações, além de incômodas, podem machucar o mergulhador por causa da grande velocidade de deslocamento do cabo, e também, fazer com que o mergulhador acabe se “desgarrando” do cabo e ficando à deriva.

Utilizando o equipamento denominado Jon Line, você poderá passá-lo em torno do cabo da embarcação, e segurá-lo até o término da descompressão.

Um detalhe muito importante, é não “clipar” o mosquetão em seu BC ou em qualquer outra parte, pois um movimento brusco da embarcação poderá trazer problemas ao invés de eliminá-los. Pode até mesmo machucar o mergulhador, devido à possibilidade de um forte e rápido puxão, gerando uma força intensa na coluna vertebral do mergulhador.

Só utilize o mosquetão se realmente você precisar estar com as mãos livres por alguns instantes e desde que não haja variações como fortes ondulações jogando o barco para cima e para baixo.

JonLine2Fazendo o seu próprio Jon Line

Existem diversas versões desse equipamento mas, sua construção não é nada complicada e um bicho de sete cabeças.

Com apenas um cabo com 2m de comprimento e um mosquetão de JonLine3alumínio para escalada, você já pode montar o seu Jon Line seguindo os seguintes passos:

a) Em uma das extremidades faça um laço, para que possa permitir que segure o Jon Line durante o mergulho;

b) Na outra extremidade, faça outro nó e coloque um mosquetão idêntico a foto ao lado;

c) Verifique se os dois nós estão bem firmes;

JonLine4Conclusão

Apesar de sua simplicidade, o Jon Line tem seu espaço entre os equipamentos de mergulho técnico, trazendo mais segurança e conforto ao mergulho.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.