Kits de mergulho poderão causar acidentes pelo uso incorreto

MiniDive e Scorkl

Nos últimos meses dois produtos de ar comprimido foram divulgados em sites de crowdfunded, sites que visam a captação de recursos para o lançamento e produção de um produto específico. As notícias circularam nas mídias sociais e chamou a atenção pela simplicidade e ao mesmo tempo, trazendo grande preocupação aos profissionais de mergulho.

O Mini-Dive será comercializado em forma de kit, contendo um regulador de primeiro e segundo estágio, além de um manômetro. O Scorkl lembra muito o SpareAir, possuindo um regulador conectado diretamente no cilindro. Ambos utilizam pequenos cilindros com 0.5 litro de capacidade.

Os fabricantes explicam em seus sites que há alguns aspectos de segurança que devem ser levados em consideração. O manual do MiniDive, por exemplo, faz a seguinte afirmação “Jamais pare de respirar durante a descida ou subida”.

Os fabricantes estabelecem como limite máximo de profundidade de 3m para mergulhadores não certificados. As profundidades máximas para cada produto são dadas como 50m e 20m para mergulhadores certificados, enquanto que o limite recomendado são 10m em ambos os casos. Vale lembrar que nenhum produto é comercializado com profundímetro.

O maior problema desses produtos é a forma como estão sendo divulgados, pois as publicidades afirmam que são produtos que podem ser usados por qualquer pessoa, de forma fácil e sem distinções. Muitos mergulhadores já imaginam que esses produtos poderão causar acidentes, ou talvez, até a morte de pessoas, pela falta de conhecimento sobre a utilização de produtos de respiração autônoma embaixo d’água.

Um usuário escreveu o seguinte comentário na página do Kickstarter: “Este é um dispositivo de suicídio embrulhado como um brinquedo”, e ao que tudo indica, ele não está errado na afirmação.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.