Laje do Recreio – Barato e interessante

Imagem: Google Earth

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de mergulho para todos os tipos e gostos.

Uma possibilidade de mergulho bem interessante e que poucos conhecem, é a chamada Laje do Recreio, localizada na própria Praia do Recreio, área antigamente chamada de Recreio dos Bandeirantes.

Essa laje é uma extensa formação de pedras numa profundidade média de 7m, com várias tocas, e onde encontramos diversos seres marinhos habitando o local.

A maioria dos mergulhadores que visitam essa laje, normalmente fazem o snorkeling, entretanto, é possível mergulhar com cilindro, desde que as condições de mar estejam muito favoráveis e sem a menor previsão de mudança de tempo, pois como o local não é abrigado, a entrada de uma corrente forte existe, sendo imprescindível que se tenha alguém em terra para um suporte, caso necessário.

A Praia do Recreio possui diversas formações rochosas, mas a principal delas pode ser alcançada pela localização GPS 23° 1,104′ S / 43° 25,639′ W , nadando cerca de 80m em linha reta para o mar. Essa laje possui 500x80m de área.

Cerca de 4Km em direção à Praia da Barra da Tijuca, é possível ver o que sobrou do naufrágio Workman em outra laje, sendo um mergulho bem interessante também.

Há muitos anos atrás, lembro bem de um mergulho que fiz com os mergulhadores Dárcio Valente e o Motta, onde entramos na água por volta das 8h da manhã e saímos às 11h, já com a praia lotada, e na ocasião, nos sentimos verdadeiros alienígenas ao retornar à praia, pois os banhistas só nos viram sair da água, e a curiosidade de todos era grande em saber de onde estávamos vindo e pelo equipamento autônomo.

Aliás, lembro que dizíamos estar vindo desde a Praia de Copacabana, e muitos acreditavam, motivo de risos inclusive.

O mergulho foi feito durante uma maré roxa, com mar extremamente calmo, sem ondas, água quente e clara, em pleno domingo de sol, onde um cilindro S80 nos permitiu mergulhar por quase 3h.

Pois um mergulho simples, mas inesquecível para todos nós.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.