Lançado o 1º Scooter nacional

Recentemente a empresa Divetrek, de propriedade do instrutor de mergulho técnico Romeu Dib, lançou o primeiro scooter nacional, que, segundo os mergulhadores técnicos que o testaram, nada perde, quando comparado aos modelos importados e raramente encontrados no mercado nacional, devido as dificuldades de importação e elevado custo.

Segundo Romeu, idealizador do projeto, a idéia de desenvolver e produzir um scooter nacional era um sonho antigo, e que, graças ao apoio dos amigos e ao empenho da equipe de projeto da Divetrek, acabou se transformando em realidade.

“Acredito que nossas condições técnicas de projeto e fabricação e nosso empreendorismo não ficam atrás das dos gringos. Além disso para otimizar as explorações da Mina da Passagem, o uso de scooters era fundamental. Comprar seria muito fácil, fazer é que seria a Scooter2atitude mais condizente com nossa filosofia”, disse ele.

O Projeto

Tendo sido iniciado em maio de 2004, levou cerca de 1(um) ano para ser concluído. Foram 6(seis) meses de testes, mais de 100 horas de mergulho, com distâncias alcançada superiores aos 1.000m na Mina da Passagem, distâncias estas, limitadas devido ao scooter importado e utilizado pelo dupla, possuir autonomia inferior.

Em um outro mergulho no naufrágio CT Paraíba encontrado este ano pelo grupo de pesquisas e buscas WreckFinder, o scooter foi testado aos 52m sem problemas.

Eduardo Davidovich (Doc) foi o mergulhador que investiu no projeto em conjunto com Romeu Dib, realizando os testes mais radicais com o equipamento, tendo adquirido o Scooter1primeiro scooter a sair da produção.

Características Técnicas

Atualmente são 2(dois) os modelos disponíveis para aquisição. O DT-18 com autonomia entre 60 e 90 minutos e o DT-36 com autonomia entre 120 e 180 minutos em uso contínuo.O equipamento é resistente até os 150m de profundidade, com velocidades de até 60m por minuto. Além disso, possui até 9(nove) regulagens de velocidade, alteradas através do passo das hélices.

Como adquirir

Para adquirir um modelo, é necessário encomendá-lo junto à Divetrek, saindo ao custo de R$ 9.000 (modelo DT-18) custo este, bem inferior aos modelos importados.

Mais informações

Site: www.divetrek.com.br
Telefone: (31) 3281-4055

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.