Lanterna UK SL3 – Uma excelente opção de luz com baixo custo

A UK já é um fabricante antigo e reconhecido no mercado como sendo uma das melhores opções em iluminação para o mergulho, e recentemente eles lançaram o modelo de lanterna SL 3, fabricada nos Estados Unidos.

O novo modelo atua com Led de alta potência, emitindo uma luz branca, sem risco de quebrase queima acidental. Além disso, normalmente o led tem uma vida útil mínima entre 10.000 e 15.000h, o que é praticamente uma eternidade.

A potência do led utilizado na lanterna SL 3 emite 425 lúmens de potência, e segundo o fabricante, tem duração de 5.5 horas de uso ininterrupto, sendo um aspecto importante para os mergulhadores técnicos e de caverna.

A SL 3 pode ser usada até 150m de profundidade e utiliza três baterias do tipo “C” ou recarregáveis do tipo LR14 e AM2, pesando ao todo 376g.

O acionamento da lanterna é feito girando a parte frontal da cabeça, não havendo chave de acionamento liga-desliga, o que elimina uma possibilidade de problema no acionamento.

Quanto à vedação, ela é feita com dois o-ring’s.

Análise do Produto

Estivemos com uma unidade em mãos para conhecer o produto de perto, e de cara, é visível a robustez do produto que é fabricado em ABS e policarbonato, que são de alta durabilidade e resistência ao tempo. Sem dúvida, é uma lanterna muito resistente, simples de operar, e com aspectos importantes para quem pratica o mergulhado técnico e caverna.

O acionamento da lanterna é feito por torção e os dois o-rings trazem mais confiabilidade, eliminando o risco de alagamento do produto. O feixe de luz produzido pelo led é por foco concentrado e brilhante, iluminando muito bem as áreas à frente do mergulhador.

Na parte traseira há um grampo de aço inoxidável, permitindo a fixação mais rápida nos coletes e mosquetões.

Onde encontrar

Podemos dizer que a relação custo-benefício da lanterna UK SL3 é sem dúvida, um dos melhores do mercado, pois o custo dela gira em torno R$ 297.

Hoje ela pode ser encontrada na rede de lojas da Narwhal em São Paulo.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 pela CMAS e Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount pela IANTD. Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP), atuando em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.